Logo vestibular

11 3170-5600

MODALIDADES DE INGRESSO

Confira outras modalidades de ingresso da Cásper

Arraste para ver todas
  • Transferência Externa

    Transferência Externa

    A partir de uma análise curricular feita pela coordenação do curso.

  • Diplomados

    Diplomados

    Diplomas de ensino superior, em áreas afins ou diversas à da Comunicação.

  • Enem

    Enem

    Notas obtidas, a partir de 2021, no ENEM.

    Em breve
  • Média Global

    Média Global

    Você pode utilizar a Média Global do Ensino Médio para ingresso.

    Em breve
  • Exames anteriores

    Exames anteriores

    Classificados nos Vestibulares da Cásper a partir de 2022.

    Em breve
  • Oficinas Cásper

    Oficinas Cásper

    Inscrições encerradas, acompanhe a sua inscrição.

  • Vestibular - Verão 2025

    A matrícula deverá ser realizada de 29/01 a 03/02/2025. Consulte a lista de convocação para matrícula.

Arraste para ver todas

Cásper Líbero: A melhor faculdade privada de Comunicação da região sudeste.

Seu Caminho para o Topo da Comunicação!

saiba mais
Jornalismo
Publicidade
e Propaganda
Relações
Públicas
Rádio, TV
e Internet

Alto Índice de Empregabilidade

O melhor investimento profissional para quem quer a Comunicação como projeto de Vida. Vem ser Cásper!

Casperianos ingressam em estágios qualificados nas principais empresas de comunicação do país desde o início da graduação e assumem cargos de destaque e liderança em suas profissões nos primeiros anos de carreira.

saiba mais

Seu futuro começa aqui

Dê o primeiro passo para ingressar
na faculdade dos seus sonhos!

Envie seus dados através do Formulário de Interesse
e seja informado sobre os processos seletivos da Cásper.

Formulário de interesse

    Aceite os termos de uso antes de enviar
    Icone do titulo

    Sobre os Cursos

    A Cásper Líbero é uma Faculdade focada em Comunicação que oferece processo seletivo para os seguintes cursos:

    Jornalismo

    Bacharelado (4 anos) - PRESENCIAL

    Saiba mais

    Publicidade e Propaganda

    Bacharelado (4 anos) - PRESENCIAL

    Saiba mais

    Relações Públicas

    Bacharelado (4 anos) - PRESENCIAL

    Saiba mais

    Rádio, TV e Internet

    Bacharelado (4 anos) - PRESENCIAL

    Saiba mais
    Icone do titulo

    PREPARE-SE

    A leitura prévia do edital completo é imprescindível, confira o arquivo abaixo. Acesse também as provas e os gabaritos dos anos anteriores e prepare-se para o próximo vestibular.

    Imagem prepare EDITAL DO VESTIBULAR MANUAL DO CANDIDATO PROVAS ANTERIORES
    Grupo de jovens estudantes sentados na biblioteca, usando um laptop e olhando para a câmera.

    POR DENTRO DA CÁSPER

    Série de workshops “será que é?”

    Vida de vestibulando não é fácil! E para ajudar vocês que vivem nesta imensidão de dúvidas, a Faculdade Cásper Líbero resolveu explicar um pouco mais sobre essa tal Comunicação Social.

    Na série de workshops “Será que é”, profissionais da área respondem as principais dúvidas dos vestibulandos sobre o mercado de trabalho dos profissionais de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.

    Jornalismo

    Publicidade e Propaganda

    Relações Públicas

    Rádio, TV e Internet

    Matriz curricular – Para ingressantes a partir de 2023


    Confira a matriz curricular dos cursos:

    • Disciplina Hora Aula
      Sociologia da Comunicação 60
      Fundamentos do Jornalismo 60
      Linguagem e Produção Textual 60
      Jornalismo Multimídia 60
      História da Arte 60
    • Disciplina Hora Aula
      Antropologia, Comunicação e Diversidade 60
      Perspectiva Crítica das Narrativas Jornalísticas 60
      Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação 60
      Fotojornalismo 60
      Produção e Edição de Mídias Sonoras 60
    • Disciplina Hora Aula
      Teorias da Comunicação 60
      História da Comunicação e Memória da Cásper 60
      Filosofia e Comunicação 60
      Relacionamento com a Mídia e Influenciadores Digitais 60
      Mundo, Democracia e Direitos Humanos 60
    • Disciplina Hora Aula
      Comunicação, Mídia e Sociedade Contemporânea 60
      Metodologia e Pesquisa em Comunicação 60
      Práticas Inovadoras no Jornalismo 60
      Gerenciamento de crise e reputação 60
      Fundamentos da Análise Econômica 60
    • Disciplina Hora Aula
      Narrativas e storytelling 60
      Jornalismo e Mercado 60
      Produção e Edição de Mídias Audiovisuais 60
      Ética e Legislação na Comunicação 60
      Mentoria Profissional I (híbrida) 60
    • Disciplina Hora Aula
      Escrita com impacto socioambiental 60
      Linguagem Visual e Design Editorial 60
      Gestão em Jornalismo e Comunicação Corporativa 60
      Jornalismo Especializado em Esportes 60
      Mentoria Profissional II (híbrida) 60
    • Disciplina Hora Aula
      Narrativas Criativas com Dados 60
      Jornalismo Especializado em Cultura e Entretenimento 60
      Laboratório de Inovação em Comunicação 60
      Empreendedorismo e Gestão Estratégica I (híbrida) 60
      Eletiva 1 60
    • Disciplina Hora Aula
      Educação Midiática 60
      Jornalismo Especializado em Política, Economia e Sustentabilidade 60
      Jornalismo Internacional e Agência de Notícias 60
      Empreendedorismo e Gestão Estratégica II (híbrida) 60
      Eletiva 2 60
    • Em 2025, a mensalidade dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas é de R$ 3.418,24 e do curso de Rádio, TV e Internet é R$ R$ 4.409,90. E para os cursos tecnólogos de Produção Audiovisual e Produção Publicitária a mensalidade é R$ 1.500,00 (vespertino) e R$ 1.700,00 (noturno)
      Confira o edital de mensalidade

    Tipo de Curso

    Bacharelado

    Modalidade

    Presencial

    Tempo de Curso

    8 SEMESTRES

    Turno

    Diurno / Noturno

    Carga Horária

    2.400 Horas

    Atividades
    Complementares

    200 HORAS

    Atividades
    de Extensão

    338 HORAS

    Estágio
    Supervisionado

    200 HORAS

    TCC

    240 Horas

    Total de Horas/Aula

    3.378 Horas
    • Disciplina Hora Aula
      Antropologia, Comunicação e Diversidade 60
      Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação 60
      História da Arte 60
      Processos de Criação 60
      Princípios de Administração e Marketing 60
    • Disciplina Hora Aula
      Sociologia da Comunicação 60
      Linguagem e Produção textual 60
      Design Gráfico 60
      Comportamento e Tendências de Consumo 60
      Teorias e Técnicas da Publicidade 60
    • Disciplina Hora Aula
      Fundamentos da Análise Econômica 60
      Lógica de Programação 60
      Pesquisa e Análise de Dados 60
      Planejamento Estratégico e Gestão de Marcas 60
      Criação Publicitária 60
    • Disciplina Hora Aula
      Filosofia e Comunicação 60
      História da Comunicação e Memória da Cásper 60
      Laboratório de Pesquisa e Visualização de Dados 60
      Teorias da Comunicação 60
      Laboratório de Design e Identidade Visual 60
    • Disciplina Hora Aula
      Linguagem Fotográfica 60
      Planejamento de Campanha 60
      Mídia e Novas Tecnologias 60
      Comunicação Visual 60
      Mentoria Profissional I (híbrida) 60
    • Disciplina Hora Aula
      Planejamento e Gestão de Mídia 60
      Ética e Legislação na Comunicação 60
      Redação Publicitária 60
      Direção de Arte 60
      Mentoria Profissional II (híbrida) 60
    • Disciplina Hora Aula
      Mensuração e Avaliação de Campanhas 60
      Live Marketing e Merchandising 60
      Linguagem Audiovisual 60
      Empreendedorismo e Gestão Estratégica I (híbrida) 60
      Eletiva 1 60
    • Disciplina Hora Aula
      Produção Publicitária 60
      Produção Audiovisual 60
      Laboratório de Inovação em Comunicação 60
      Empreendedorismo e Gestão Estratégica II (híbrida) 60
      Eletiva 2 60
    • Em 2025, a mensalidade dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas é de R$ 3.418,24 e do curso de Rádio, TV e Internet é R$ R$ 4.409,90. E para os cursos tecnólogos de Produção Audiovisual e Produção Publicitária a mensalidade é R$ 1.500,00 (vespertino) e R$ 1.700,00 (noturno)
      Confira o edital de mensalidade

    Tipo de Curso

    Bacharelado

    Modalidade

    Presencial

    Tempo de Curso

    8 SEMESTRES

    Turno

    Diurno / Noturno

    Carga Horária

    2.400 HORAS

    Atividades
    Complementares

    180 HORAS

    Atividades
    de Extensão

    327 HORAS

    Agência Integrada

    120 HORAS

    TCC

    240 Horas

    Total de Horas/Aula

    3.267 HORAS
    • Disciplina Hora Aula
      Antropologia, Comunicação e Diversidade 60
      linguagem e Produção textual 60
      História da Arte 60
      Administração Aplicada 60
      Teoria e Técnica de Relações Públicas 60
    • Disciplina Hora Aula
      Sociologia da Comunicação 60
      Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação 60
      Comunicação Organizacional e Governança 60
      Marketing e Comportamento do Consumidor 60
      Laboratório de Produção Gráfica e Imagens 60
    • Disciplina Hora Aula
      Fundamentos da Análise Econômica 60
      Metodologia e Pesquisa em Comunicação 60
      Teoria da Opinião Pública 60
      Planejamento em Comunicação Organizacional e Relações Públicas 60
      Gestão de Eventos 60
    • Disciplina Hora Aula
      Teoria da Comunicação 60
      História da Comunicação e Memória da Cásper 60
      Filosofia e Comunicação 60
      Comunicação Pública, Governamental e Política 60
      Gestão da Comunicação Interna 60
    • Disciplina Hora Aula
      Assessoria de imprensa 60
      Marcas, Discurso e Semiótica 60
      Identidade, Imagem e Comunicação 60
      Marketing em Relações Públicas 60
      Mentoria Profissional I 60
    • Disciplina Hora Aula
      Pesquisa em Opinião Pública e Mercado 60
      Gestão de Riscos e Crises Organizacionais 60
      Relações Públicas Comunitárias 60
      Ética e Legislação na Comunicação 60
      Mentoria Profissional II 60
    • Disciplina Hora Aula
      Data Science e Business Intelligence 60
      Redação Aplicada em Relações Públicas 60
      Práticas de Pesquisa Aplicada em Relações Públicas 60
      Empreendedorismo e Gestão Estratégica I 60
      Optativa 1 60
    • Disciplina Hora Aula
      Laboratório de Inovação em Comunicação 60
      Avaliação e Mensuração de Resultados 60
      Gestão Financeira e Orçamentária 60
      Empreendedorismo e Gestão Estratégica II 60
      Optativa 2 60
    • Em 2025, a mensalidade dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas é de R$ 3.418,24 e do curso de Rádio, TV e Internet é R$ R$ 4.409,90. E para os cursos tecnólogos de Produção Audiovisual e Produção Publicitária a mensalidade é R$ 1.500,00 (vespertino) e R$ 1.700,00 (noturno)
      Confira o edital de mensalidade

    Tipo de Curso

    Bacharelado

    Modalidade

    Presencial

    Tempo de Curso

    8 SEMESTRES

    Turno

    Diurno / Noturno

    Carga Horária

    2.400 HORAS

    Estágio
    Supervisionado

    200 HORAS

    Atividades
    Complementares

    200 HORAS

    Atividades
    de Extensão

    356 HORAS

    Agência Integrada

    250 HORAS

    TCC

    150 HORAS

    Total de Horas/Aula

    3.556 HORAS
    • Disciplina Hora Aula
      Sociologia da Comunicação 60
      Linguagem e Produção Textual 60
      Produção em Áudio 60
      Estéticas Sonoras e Musicais 60
      História do Rádio, da TV e da Internet 60
    • Disciplina Hora Aula
      Antropologia, Comunicação e Diversidade 60
      Língua Portuguesa, Cultura e Comunicação 60
      História da Arte 60
      Produção em Audiovisual 60
      Linguagens e Estéticas do Audiovisual 60
    • Disciplina Hora Aula
      Filosofia e Comunicação 60
      História da Comunicação e Memória da Cásper 60
      Teorias da Comunicação 60
      Edição de Vídeo 60
      Roteiro para Narrativas Ficcionais 60
    • Disciplina Hora Aula
      Fundamentos da Análise Econômica 60
      Metodologia e Pesquisa em Comunicação 60
      Direção de Fotografia Audiovisual 60
      Captação e Tratamento Criativo do Som 60
      Locução, Apresentação e Direção de Atores 60
    • Disciplina Hora Aula
      Ética e Legislação na Comunicação 60
      Programação e Audiência 60
      Produção e Operação em Telejornalismo 60
      Direção de Arte em Audiovisual 60
      Mentoria Profissional I 60
    • Disciplina Hora Aula
      Pós-Produção em Áudio 60
      Design e Interfaces Gráficas 60
      Documentário e Formatos Não Ficcionais 60
      Direção em Rádio e Mídias Sonoras 60
      Mentoria Profissional II 60
    • Disciplina Hora Aula
      Elaboração de Projetos para Audiovisual 60
      Direção em TV e Mídias Audiovisuais 60
      Pós-Produção em Vídeo 60
      Empreendedorismo e Gestão Estratégica I 60
      Optativa 1 60
    • Disciplina Hora Aula
      Laboratório de Inovação em Comunicação 60
      Redes Sociais, Plataformas On Line e Experiências Imersivas 60
      Produção Executiva 60
      Empreendedorismo e Gestão Estratégica II 60
      Optativa 2 60
    • Em 2025, a mensalidade dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas é de R$ 3.418,24 e do curso de Rádio, TV e Internet é R$ R$ 4.409,90. E para os cursos tecnólogos de Produção Audiovisual e Produção Publicitária a mensalidade é R$ 1.500,00 (vespertino) e R$ 1.700,00 (noturno)
      Confira o edital de mensalidade

    Tipo de Curso

    Bacharelado

    Modalidade

    Presencial

    Tempo de Curso

    8 SEMESTRES

    Turno

    Diurno / Noturno

    Carga Horária

    2.400 HORAS

    Atividades
    Complementares

    200 HORAS

    Atividades
    de Extensão

    316 HORAS

    TCC

    240 HORAS

    Total de Horas/Aula

    3.156 HORAS
    Icone do titulo

    PERGUNTAS FREQUENTES

    Confira aqui as respostas às principais dúvidas dos vestibulandos. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato pelo telefone (11) 3170-5600.

    Confira aqui as respostas às principais dúvidas dos vestibulandos. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato pelo telefone (11) 3170-5600.

    • A Cásper Líbero é uma Faculdade de Comunicação e oferece 6 cursos de graduação:

      • Jornalismo (4 anos)
      • Publicidade e Propaganda (4 anos)
      • Relações Públicas (4 anos)
      • Rádio, TV e Internet (4 anos)
    • Cursos bacharelados — valor de mensalidade para o ano de 2025:

      • Jornalismo: R$ 3.418,24
      • Publicidade e Propaganda: R$ 3.418,24
      • Relações Públicas: R$ 3.418,24
      • Rádio, TV e Internet: R$ 4.409,90
    • Confira as opções de bolsa, desconto e financiamento estudantil:

      Bolsas

      • Avaliação socioeconômica – a partir de 25%
      • Monitoria – 50%
      • Iniciação Científica – 25%

      Descontos

      • Desconto família

      Financiamento

      • Bradesco
      • Fundacred

    • Avaliação socioeconômica

      O aluno do primeiro ano participa de uma avaliação socioeconômica, de acordo com o edital divulgado no primeiro semestre, a fim de pleitear uma bolsa de 25% para o segundo semestre. No final do ano, um novo edital é divulgado para que os interessados possam concorrer a bolsas entre 30% e 70% durante o ano seguinte. Essa forma de bolsa deve ser atualizada anualmente.

      Monitoria

      O aluno pode realizar atividades de monitoria em um dos departamentos da Faculdade (rádio universitária, produtora experimental, núcleo editorial de revista, estúdio de foto e de tv, dentre outros). Neste caso, o estudante recebe uma bolsa parcial de estudo. Para participar dos processos seletivos é necessário ficar atento a divulgação via email e no mural da faculdade e ter o perfil necessário para cada vaga.

      Iniciação científica

      O aluno pode desenvolver um projeto de pesquisa. No ano vigente a este trabalho, o aluno ganha 25% de bolsa. Este processo tem início no segundo semestre de cada ano, quando o pré-projeto passa por uma banca. Se este for aprovado, o aluno começa a pesquisa no ano seguinte sob a orientação de um professor.

    • Desconto família

      • Benefício de 5% apenas para 1 dos irmãos;
      • Válido somente para irmãos pagantes, cursando simultaneamente;
      • Aplica-se à Graduação e Pós;
      • Desconto não pode ser cumulativo, ou seja, se já usufruem de qualquer outro benefício;
      • Concedido somente a partir da 2ª parcela, pois os alunos devem estar matriculados;
      • Estando matriculado, o requerente protocola a solicitação do benefício na Secretaria de Atendimento;
      • Benefício deve ser solicitado (renovado) a cada ano;
      • Pode ser estendido a pais e filhos em curso, se for o caso.
    • CredIES - Crédito Educacional

      A parceria entre a Cásper e a Fundacred amplia as possibilidades para a sua formação profissional pelo crédito educacional, sem juros remuneratórios. Confira o regulamento do CredIES.

      Banco Bradesco

      A Faculdade Cásper Líbero oferece possibilidade de financiamento no Banco Bradesco para sua graduação, saiba mais.

    • Sim! A partir do primeiro mês de curso o aluno já pode concorrer aos processos seletivos de vagas de estágio internas.

      O estágio pode ser em um dos departamentos da Fundação Cásper Líbero (TV, Rádio, centro de eventos, núcleo de mídias) e o estudante recebe uma bolsa-auxílio, VR (vale refeição) e VT (vale transporte).

      Para participar dos processos seletivos é necessário ficar atento à divulgação via email e no mural da faculdade e ter o perfil necessário para cada vaga.

    • A partir do primeiro mês de curso o aluno já pode concorrer aos processos seletivos de vagas de estágio em empresas do mercado, basta ficar atento as vagas e aos requisitos necessários para cada posição.

      Muitos alunos aproveitam para realizar cursos extracurriculares e outras atividades que possam complementar o currículo, como participar dos órgãos laboratoriais da faculdade (revistas – Esquinas e Cásper, programa de TV – Edição Extra e rádio universitária – Gazeta Online), enquanto não ingressam em um estágio.

    • Sim. Os alunos podem atuar em diversos departamentos como no Núcleo Editorial (que produz 2 revistas da faculdade: Esquinas e Cásper), na Produtora Audiovisual Experimental (que produz o Edição Extra - um programa de televisão que é transmitido na TV Gazeta), ou na Gazeta Online (rádio universitária).

    • Para auxiliar os vestibulandos na escolha do curso, a Cásper oferece algumas oportunidades de contato com atividades e profissionais das diferentes áreas da Comunicação.

      Semanas de Oficinas Cásper – voltadas para cada curso, são experiências imersivas para entender como funcionam as áreas da comunicação na prática.

      Técnicas de Redação – um encontro importante para receber dicas valiosas sobre como produzir uma excelente redação no vestibular.

      Sábado na Cásper – participe de uma roda de conversa com profissionais da comunicação para tirar suas dúvidas sobre os cursos e entender as oportunidades do mercado para cada área.

      Casper Day – um evento dinâmico que proporciona uma imersão no universo Cásper.

      Acompanhe a programação no site.

    • Sim! Acesse os vídeos explicativos com dicas e sugestões de ex-alunos da Cásper que estão no mercado de trabalho:

    • Sim! Agora é possível realizar o agendamento pelo link: http://casperlibero.edu.br/a-casper/conheca-a-casper/visite-a-casper.

    • As inscrições para o processo de transferência estarão abertas a partir de 10/12/24.

      É necessário realizar a inscrição e fazer upload do histórico acadêmico, comprovante de vínculo com a faculdade de origem e conteúdo programático das disciplinas cursadas e aprovadas.

      Uma condição para efetivação da transferência é que o candidato não supere, comparando o seu histórico escolar de origem e o currículo desta Faculdade, o limite máximo de 5 (cinco) adaptações a cumprir para o 3° semestre, e de no máximo, 10 (dez) para o 5° semestre.

      Outra condição é que tenha vaga sendo oferecida para o curso desejado.

      Sendo aprovado o candidato é orientado a formalizar a matrícula.

    Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp