O espetáculo contemporâneo parece indicar a emergência de uma nova arena política midiática, agora digital, na esfera da cultura e dos fatores culturais, como vetores capazes de mobilizar efetivamente os atores sociais. Este artigo tem por base uma pesquisa sobre a campanha eleitoral do palhaço Tiririca nos meios de comunicação de massa e nas redes sociais. A hipótese que norteia este artigo é de que a espetacularização e a alta visibilidade, construídas no ambiente midiático são estratégicas para que os discursos políticos e ações alcancem pleno êxito hoje. A teatralização expressa em ganho de visibilidade na sociedade informática está perpetuando a coroando o que acontecia nos meios de comunicação de massa, ou seja, o contínuo despolitizar cada vez maior de nossa cultura? Além disso, partimos do pressuposto neste ensaio de que a minoria de um povo sem expressão midiática tradicional usa a forma digital para espetacularizar também, como traço que caracterizou a forma marcante da nossa sociedade do espetáculo, em que refletiu e reflete aspectos negativos a serem impostos à esfera social.
Palavras-chave: cultura digital; discursos políticos; visibilidade; sociedade do espetáculo
Synesio Cônsolo Filho – Pesquisador, Professor Universitário, Doutorando em Ciências Sociais / Comunicação Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP e Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo da Faculdade Cásper Libero. Bolsista do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo – USP e Administração em Serviços pelo Centro Universitário Ibero-Americano. Possui os Cursos de Bacharelado Comunicação Social: ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e Comunicação Social: ênfase em Propaganda pela Universidade Nove de Julho.