No mundo da comunicação, a criatividade não tem limites. Em contraste, o universo de dados está não apenas mensurando todos os resultados de projetos a todo o tempo, mas também está em constante evolução.

Trabalhando na área de marketing, pode ser difícil deixar a criatividade florescer sem os algoritmos providenciarem um obstáculo, sempre ditando o que vai fazer sucesso, ou não. Afinal, fica o questionamento: é possível realizar a análise de dados, sem comprometer a inovação de projetos?

O 15° episódio do Central 900, apresentado por Marina Orfali, responde essa e muitas outras perguntas com a presença da Coordenadora de Comunicação Institucional no iFood, Renata Bahia, e o atual Diretor de Consultoria da DP6, Denis Fujito.

EXISTE UM MEIO TERMO ENTRE CRIATIVIDADE E DADOS?

Atualmente, existem inovações tecnológicas para embasar performances criativas em plataformas digitais, incluindo a análise do impacto humano que uma publicidade causa em alguém.

Denis Fujito considera que, após anos de discordância entre os campos, estamos em uma era em que dados e criatividade nunca foram tão unidos.

“Os dados conseguem mostrar aquilo que é mensurável, e nem tudo é mensurável sob o ponto criativo, então isso sempre foi complexo.”, explica Denis.

Uma solução para o fim desse conflito seria planejar campanhas com prioridades já determinadas entre equipes criativas e de dados, focando na conquista de um público-alvo, além de uma maior alcance de audiência.

O CASAMENTO ENTRE DADOS E CRIATIVIDADE

Na criação de uma campanha publicitária de sucesso, é preciso, primeiramente, analisar todos critérios necessários para que tudo possa ser cumprido. Mas, afinal, como é possível conhecer esses critérios?

A empresa iFood é conhecida por ser inovadora na área de criatividade com suas campanhas publicitárias, consolidando uma imagem majoritariamente positiva com o público brasileiro. Como eles conquistam isso? Investindo em ferramentas, como inteligência artificial.

Renata explica que para conseguirem ser tão certeiros em publicidades, o uso de IA do próprio iFood se baseia em dados para se aventurar com novas e inovadoras ideias.

“Eu acho que tem muito espaço para a gente continuar crescendo com a parte de dados para essa parte de criação, e continuar evoluindo com a parte de mensuração da mesma forma. (…) Duas linhas de raciocínio que se complementam”, conclui Renata.

O SURPREENDENTE MUNDO DOS DADOS

A tecnologia, inegavelmente, se movimenta em uma velocidade nunca vista antes, deixando muitos com o sentimento de atraso constante.

A análise de dados, por mais necessária, é vista como complexa por muitos comunicadores. Mas, com a evolução do marketing, é possível notar que, quando a criatividade e os dados se juntam, são capazes de criar inovações, mudando a imagem de marcas para sempre.

Procura inovar no trabalho, mas não sabe por onde começar? O episódio do Central 900 te traz uma nova visão sobre a análise de dados, e como ela pode, afinal, ser uma aliada no dia a dia.

Confira mais sobre a conversa, asssitindo ao bate-papo completo:

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