Logo Faculdade Cásper Líbero
  • Sou Aluno
  • Professores
  • Trabalhe Conosco
  • Rádio Gazeta Online
  • Busca
  • A CÁSPER
    • CONHEÇA A CÁSPER
    • TOUR VIRTUAL
    • INFRAESTRUTURA
    • Missão, Principio e Valores
    • Nossa Trajetória
    • Visite a Cásper
    • Indicadores de Qualidade
    • Comissão Própria de Avaliação
    • Resultado das Pesquisas
    • Setores
    • Central de Estágios
    • Centro de Eventos
    • Rádio Gazeta Online
    • NAAPI
    • Entidades Estudantis
    • Atlética Cásper
    • Centro Acadêmico
    • Egressos
    • Como Funciona
    • Palavra Da Direção
    • Acontece na Casper
    • Eventos e Notícias
    • Fale Conosco
    • Contato
    • Ouvidoria
  • GRADUAÇÃO
    • CURSOS
    • Jornalismo
    • Publicidade e Propaganda
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Audiovisual
    • Produção Publicitária
    • COMO INGRESSAR
    • Processo Seletivo
    • Bolsa de Estudo e Parcerias
    • PUBLICAÇÕES
    • Revista Cásper
    • Revista Esquinas
    • PROGRAMA
    • Edição Extra
  • PÓS-GRADUAÇÃO
    • CURSOS PRESENCIAIS
    • Jornalismo Esportivo
    • Jornalismo em plataformas digitais
    • MARKETING E PUBLICIDADE EM MÍDIAS DIGITAIS
    • COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
    • CURSOS ONLINE
    • Marketing e Mídias Sociais
    • Inteligência Artificial e Comunicação Corporativa
    • Comunicação Estratégica e Branding
    • COMO INGRESSAR
    • Inscreva-se
    • Regulamento
    • DÚVIDAS FREQUENTES
    • Dúvidas Frequentes
  • CURSOS LIVRES
  • PESQUISA
    • CONHEÇA O CIP
    • SOBRE O CIP
    • PESQUISA
    • DISCENTES (INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
    • DOCENTES
    • Grupos De Pesquisa
    • Projetos De Pesquisa
    • Dissertações
    • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
    • REVISTA COMMUNICARE
    • PODCAST PESQUISAR
    • Livros Publicados
    • Revista Líbero
    • EVENTO
    • FÓRUM DE PESQUISAS
    • Interprogramas Cásper Pesquisa
    • Próximas Defesas
  • BIBLIOTECA
    • SOBRE A BIBLIOTECA
    • SOBRE A BIBLIOTECA
    • ACERVO
    • SISTEMA INTEGRADO PERGAMUM
    • BASE DE DADOS
    • LINKS ÚTEIS
    • MANUAL BIBLIOTECA VIRTUAL PEARSON
    • INFORMAÇÕES E SERVIÇOS
    • INFORMAÇÕES E SERVIÇOS
    • REGULAMENTO INTERNO
    • REGULAMENTO INTERNO
  • VESTIBULAR
Faculdade Cásper Líbero
Vestibular
  • A CÁSPER
    • CONHEÇA A CÁSPER
    • TOUR VIRTUAL
    • INFRAESTRUTURA
    • Missão, Principio e Valores
    • Nossa Trajetória
    • Visite a Cásper
    • Indicadores de Qualidade
    • Comissão Própria de Avaliação
    • Resultado das Pesquisas
    • Setores
    • Central de Estágios
    • Centro de Eventos
    • Rádio Gazeta Online
    • NAAPI
    • Entidades Estudantis
    • Atlética Cásper
    • Centro Acadêmico
    • Egressos
    • Como Funciona
    • Palavra Da Direção
    • Acontece na Casper
    • Eventos e Notícias
    • Fale Conosco
    • Contato
    • Ouvidoria
  • GRADUAÇÃO
    • CURSOS
    • Jornalismo
    • Publicidade e Propaganda
    • Rádio, TV e Internet
    • Relações Públicas
    • Produção Audiovisual
    • Produção Publicitária
    • COMO INGRESSAR
    • Processo Seletivo
    • Bolsa de Estudo e Parcerias
    • PUBLICAÇÕES
    • Revista Cásper
    • Revista Esquinas
    • PROGRAMA
    • Edição Extra
  • PÓS-GRADUAÇÃO
    • CURSOS PRESENCIAIS
    • Jornalismo Esportivo
    • Jornalismo em plataformas digitais
    • MARKETING E PUBLICIDADE EM MÍDIAS DIGITAIS
    • COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
    • CURSOS ONLINE
    • Marketing e Mídias Sociais
    • Inteligência Artificial e Comunicação Corporativa
    • Comunicação Estratégica e Branding
    • COMO INGRESSAR
    • Inscreva-se
    • Regulamento
    • DÚVIDAS FREQUENTES
    • Dúvidas Frequentes
  • CURSOS LIVRES
  • PESQUISA
    • CONHEÇA O CIP
    • SOBRE O CIP
    • PESQUISA
    • DISCENTES (INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
    • DOCENTES
    • Grupos De Pesquisa
    • Projetos De Pesquisa
    • Dissertações
    • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
    • REVISTA COMMUNICARE
    • PODCAST PESQUISAR
    • Livros Publicados
    • Revista Líbero
    • EVENTO
    • FÓRUM DE PESQUISAS
    • Interprogramas Cásper Pesquisa
    • Próximas Defesas
  • BIBLIOTECA
    • SOBRE A BIBLIOTECA
    • SOBRE A BIBLIOTECA
    • ACERVO
    • SISTEMA INTEGRADO PERGAMUM
    • BASE DE DADOS
    • LINKS ÚTEIS
    • MANUAL BIBLIOTECA VIRTUAL PEARSON
    • INFORMAÇÕES E SERVIÇOS
    • INFORMAÇÕES E SERVIÇOS
    • REGULAMENTO INTERNO
    • REGULAMENTO INTERNO
  • VESTIBULAR
    • Sou Aluno
    • Professores
    • Trabalhe Conosco
    • Radio Gazeta Online
Início

>>

Eventos, Notícias e Trabalhos

>>

Leonardo Moura fala das conexões afetivas entre consumidores e marcas no branded content

>>

Leonardo Moura fala das conexões afetivas entre consumidores e marcas no branded content

Por Marli dos Santos, coordenadora da pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero

03/05/2024

icone twitter icone facebook icone whatsapp icone night mode

Leonardo Moura é um profissional criativo, competente e dedicado, além de admirado por alunos e colegas. Na Globo, onde atua como gerente sênior de produtos, com foco nos gêneros entretenimento, variedades e infantil, ele se desdobra para oferecer o melhor em projetos de marketing e comunicação, reunindo anunciantes e agências de propaganda e publicidade. Na docência é também um profissional destacado, buscando sempre trazer novidades sobre narrativas de marcas, sobre o mercado e as estratégias de comunicação. Os estudantes curtem suas aulas e só fazem elogios a seu respeito. Autor dos livros “Como analisar filmes e séries na era do streaming” e “Conteúdo de marca – Os fundamentos e a prática do branded content“, lançados pela Summus Editorial, foi finalista do Prêmio Jabuti 2023 na categoria Economia Criativa. É mestre em Comunicação pela Cásper Líbero e, nas horas vagas, é apresentador do podcast Nem Tudo é Merchan.

Nesta entrevista o foco foi o branded content, área que Leonardo conhece e pratica.

Como você define branded content ou conteúdo de marca?

Branded content é o conteúdo financiado por uma marca que, em sua estratégia de comunicação, é responsável pela conexão afetiva com o consumidor. O branded content ainda é conteúdo em vídeo, seja em formato longo ou curto. Isso o diferencia dos demais formatos de conteúdo de marca do século XX, independente da mídia em que for veiculado.

Por que as marcas hoje estão optando por essa estratégia de comunicação?

As estratégias de conteúdo das marcas existem há praticamente 100 anos. Mas o que diferencia hoje é a possibilidade que têm de fazê-lo em vídeo – que é mais potente – e no digital, que abriu um inventário inesgotável para as marcas ocuparem, principalmente no YouTube, TikTok e Instagram.

Em seu livro “Conteúdo de marca: Os fundamentos e a prática do branded contente” você menciona que o branded content se baseia em gêneros de narrativa. Pode nos explicar mais sobre isso?

Gêneros de conteúdo tradicionais no mercado audiovisual podem e devem ser usados e experimentados pelas marcas. Dos mais baratos (revistas eletrônicas) aos caros, como reality shows e ficção. Assim como empresas tradicionais, as marcas podem ser publishers, ou seja, montar narrativas por conta própria ou encomendando a terceiros dentro de gêneros e formatos que sejam pertinentes à sua estratégia de comunicação.

Como se escolhe ou se define o melhor gênero narrativo para uma marca?

Em geral, o gênero está em linha com o território editorial de uma marca. Se a marca preza pela moda, pela tecnologia ou pela sustentabilidade como territórios de conteúdo, por exemplo, o gênero vai ser uma escolha para desdobrar esses territórios em um formato editorial que seja relevante para o consumidor.

Quais são os gêneros narrativos mais presentes no branded content?

Programas factuais ou documentais, além de revistas eletrônicas de estilo de vida (moda, beleza, saúde, culinária, tecnologia).

O que faz um conteúdo de marca ter mais sucesso? Você poderia citar alguns exemplos?

O que fará o conteúdo da marca ter sucesso é falar da audiência, e não da marca. Não adianta as marcas quererem transformar uma narrativa que se pretende editorial em um evangelho eletrônico. O conteúdo, para ter sucesso, precisa ser sobre o público, pertinente ao que a marca fala em outras frentes de comunicação (PR e branding, por exemplo) e coerentes com outras práticas da porta para dentro das empresas. O branded content de maior sucesso de 2023 foi o filme Barbie por todos estes motivos.

Qual é o passo a passo para o desenvolvimento de uma narrativa de conteúdo? Que profissionais atuam nesse processo?

Ter clareza do que que se quer endereçar como mensagem, ou ter clareza do briefing. Produtores audiovisuais, influenciadores e agências de publicidade são parceiros recorrentes neste tipo de iniciativa, com áreas de rádio, TV e negócios conectados.

Qual o papel do profissional de comunicação no âmbito estratégico e de produção de conteúdo marca?

Ser um catalisador dos objetivos, tanto editoriais e criativos quanto de negócios em publicidade.

Quais os principais desafios encontrados pelos profissionais?

Do lado de quem atende a marca, excessos de discurso publicitário podem prejudicar a construção do conteúdo. Do lado da marca, a falta de clareza das métricas que precisam ser contempladas na concepção de um branded content.

Como os profissionais de comunicação e marketing devem se preparar para atuar com conteúdo de marca?

Criatividade, visão de negócio, visão de mídia e capacidade de negociação são habilidades fundamentais para este mercado.

Pode nos falar um pouco da sua atuação como docente na pós-graduação da Cásper, ministrando disciplina sobre o tema?

Foram já 5 anos e mais de 10 turmas que estiveram comigo tratando deste tema. O que me dá gosto é perceber como os alunos valorizam não só minha experiência profissional no tema como também a metodologia que compartilho para que todos possam aplicar em suas carreiras. Mantenho vivo este processo de fundamentação e vivência profissional para que possa entregar o melhor à turma, e aprender junto com eles.

Por fim, que sugestões dá a quem deseja atuar nessa área?

Em geral, a criatividade vem antes das habilidades negociais. Não se pode ter receio dos números para atuar com branded content, pois é uma ferramenta de negócio. Entender conceitos-chave de mídia é fundamental para quem quer atuar na área.

 

Aula aberta Pós - Foto por Julia Bomfim (4)

Prof. Leonardo Moura ministrando aula aberta sobre branded content na sala Aloysio Biondi, Faculdade Cásper Líbero
Crédito: Júlia Bomfim

 

Aula aberta Pós - Foto por Julia Bomfim (12)

Prof. Leonardo Moura ministrando aula aberta sobre branded content na sala Aloysio Biondi, Faculdade Cásper Líbero
Crédito: Júlia Bomfim

 


Newsletter Pós Na Cásper

Este conteúdo faz parte da Newsletter Pós na Cásper, uma iniciativa dos cursos de Pós-Graduação lato sensu da Faculdade Cásper Líbero, que informa e divulga as produções realizadas pelos estudantes que desejam aplicar o conhecimento adquirido em suas atividades profissionais nas organizações, ou querem realizar novos projetos, como transição de carreira ou inovação nas funções que já exercem. Iniciativas e perfis de docentes, além de agenda sobre eventos (como aulas magnas e abertas, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, entre outros) também são o foco da publicação.

Para sugerir pautas para a newsletter, envie um e-mail para [email protected]. Para receber o boletim mensal, inscreva-se pelo formulário abaixo:

Ícone decorativo

Leia mais

  • Notícias
  • Eventos
  • Notícias
  • Eventos
Imagem em destaque para Fundação Cásper Líbero abre vagas de estágio em comunicação

Fundação Cásper Líbero abre vagas de estágio em comunicação

Notícia
Imagem em destaque para Fundação Cásper Líbero abre vaga de estágio no Centro de Eventos

Fundação Cásper Líbero abre vaga de estágio no Centro de Eventos

Notícia
Imagem em destaque para Conheça a Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero

Conheça a Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero

Notícia
Imagem em destaque para Edição Extra de fevereiro apresenta o "Perfil" da Ellen Nogueira, TCCs realizados na Faculdade Cásper Líbero em 2024 e a publicidade com animais.

Edição Extra de fevereiro apresenta o "Perfil" da Ellen Nogueira, TCCs realizados na Faculdade Cásper Líbero em 2024 e a publicidade com animais.

Notícia
Ver Todos
Ver Todos
Usamos cookies para fornecer uma experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Conheça nossa Política de Privacidade.
ACEITAR
Política de Privacidade & Cookies

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Always Enabled
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SAVE & ACCEPT
Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp

Conheça a Cásper

  • Infraestrutura
  • Missão, princípios e valores
  • Nossa trajetória
  • Fale conosco
  • Politica de Privacidade

Avenida Paulista, 900 - Bela Vista - São Paulo, SP
Telefone: +55 (11) 3170-5600

Publicações

  • Revista Esquinas
  • Revista Communicare
  • Revista Líbero
  • Revista Cásper

Unidades da Cásper

  • Atlética
  • Biblioteca
  • Central de Estágios
  • Centro Acadêmico
  • Centro de Eventos
  • Rádio Gazeta Online

Consulte aqui o cadastro da
Instituição no Sistema e-MEC

Imagem com texto e-MECQR Code para consultar cadastro da faculdade no MECImagem com texto Acesse Já

A Cásper nas redes sociais

© Copyright 1947 - 2025 Faculdade Cásper Líbero

Enviado com sucesso!

Você será redirecionado para continuar com a inscrição.

Caso o redirecionamento não aconteça automaticamente, clique aqui.