
Durante o mês de abril, o professor e mestre Joubert Brito desenvolveu, junto aos alunos da disciplina de mídia dos terceiros anos do curso de Publicidade e Propaganda, uma atividade diferente e desafiadora.
O projeto teve como objetivo promover o contato entre as agências experimentais formadas pelos(as) alunos(as) e as agências de mídia selecionadas pelo professor. Cada grupo ficou responsável por entrevistar funcionários de uma delas, coletando, assim, algumas informações como o histórico da agência, suas principais atribuições, a organização de contas, os avanços de formatos da mídia, a hierarquia dos departamentos e, também, cases de sucesso. Todos esses dados tiveram que ser entregues em forma de e-book.
A aluna Giovanna Uchoa (participante da agência Boreal, grupo responsável pelo contato com a Agência Suno United Creators) contou que a entrevista com a Lica Bueno, sócia e CSO na Suno, foi uma experiência enriquecedora, já que a profissional compartilhou toda sua visão de mercado e detalhes sobre a estrutura diferente com a qual trabalham.

Clique aqui para conferir o trabalho dos alunos da agência Boreal.
O professor Joubert afirma:
“Realizar este tipo de atividade tem como princípio norteador a integração entre ambas as partes, assim os alunos entendem o processo e as necessidades mercadológicas de uma agência, e as agências entendem o comportamento mutante dos estudantes. Todo funcionamento estratégico, as etapas de um trabalho publicitário e como dar andamento com essa nova cabeça estratégica, olhos ágeis e voz ativa na execução dos projetos ligados ao cenário da mídia. Cabe salientar que todas as agências selecionadas foram solícitas com os alunos, alguns ex casperianos deram entrevista e já estão em posição de coordenador e direção de mídia, mostrando todos os avanços e formatos de atendimento in house e valorização de ações que impulsionam performance digital e o e-commerce.”
Outra aluna envolvida no projeto foi Bruna de Crecci, integrante da agência MURANIO. Seu grupo entrevistou funcionários da Agência Oliver.
“Esse trabalho foi desafiador e surpreendente, ao mesmo tempo, porque ao entrar em contato com os funcionários, nós não sabíamos muito como abordá-los, pedir ajuda e certas informações. Então, tivemos que trabalhar esse lado que envolve habilidades em networking. E, como o contato foi feito pela plataforma LinkedIn, a qual possui um ambiente profissional, senti que exigiu da gente essa postura e adaptação de linguagem para nos comunicarmos com profissionais que não conhecemos e que, no futuro, podem até ser nossos colegas de trabalho.” Bruna de Crecci

Clique aqui para conferir o trabalho dos alunos da agência MURANIO.
Feliz com o resultado do projeto, o professor ressalta que os desafios impostos por movimentos de novos negócios e mudanças institucionais ocorridos em 2020, devido à pandemia, foram bem demonstrados nos cases. Além disso, conclui que os alunos apresentaram formas de adequação ao planejamento, remuneração por projetos e rentabilidade dos investimentos em mídia, considerando novas tendências e atuais parcerias entre agências e anunciantes. Ele ressalta que:
“Mesmo em formato remoto pela plataforma TEAMS, foi impecável a organização, persuasão, tempo de apresentação, clareza e materiais desenvolvidos como o e-book e a qualidade de argumentação”.
Abaixo você pode conferir a lista completa com as agências participantes e os trabalhos realizados:
Agências:
(RE)CRIAR – Accenture Interactive
L’M WERBEHAUS – Mediamonks São Paulo
MERKURO – Accenture Interactive
MINERVA – Mediamonks São Paulo
KUBE SOLUTIONS – Suno United Creators
Acontece na Cásper
Jovens brasileiros brilham em Programa de Jornalismo da Bloomberg
Faculdade Cásper Líbero realiza evento “O Resgate de História Negra pelos Bairros de São Paulo” com coletivo AfriCásper