INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Promovidas nos dias 26 de março e 2 de abril, as aulas abertas de Solange Guimarães e Yuri Kaminski, respectivamente, levaram os alunos da pós-graduação e convidados a uma viagem pelo mundo da assessoria de imprensa e da aplicação da inteligência artificial na comunicação.

Mediadas por Anelisa Furquim, professora da disciplina de Comunicação Organizacional Digital: Aspectos Conceituais, Estratégicos e Técnicos, as aulas tiveram como foco principal ajudar a expandir a perspectiva dos alunos sobre os dois temas com a fala de profissionais reconhecidos no mercado e especialistas em suas áreas.

 

Assessoria de comunicação

Com mais de trinta anos de experiência na área de assessoria de imprensa, Solange trouxe reflexões importantes sobre a evolução da assessoria de imprensa no Brasil, sua importância para o fortalecimento ou enfraquecimento da reputação de uma pessoa ou organização e perspectivas para o futuro. Além disso, a profissional também explicou aos alunos como sua experiência, construída ao longo de décadas em diferentes empresas e veículos de comunicação, a ajudou a enfrentar crises e mudanças inesperadas.

Solange Guimarães

Solange Guimarães (Crédito: Reprodução/LinkedIn)

 

IA e Comunicação

Responsável por elucidar os principais aspectos da inteligência artificial e sua aplicação na comunicação para os participantes de sua aula, Yuri apresentou a trajetória histórica da inteligência artificial na sociedade e como ela está mudando e ainda vai alterar a relação das pessoas com seus trabalhos, vida pessoal e relacionamentos. Se antes os homens e as máquinas tinham tempos diferentes de desenvolvimento, aprendizado e crescimento, após o advento da inteligência artificial esse tempo passou a ficar cada vez mais próximo e a comunicação é uma ferramenta essencial para garantir que a sociedade possa aplicar com cada vez mais propriedade as facilidades trazidas pelas máquinas e pelas novas tecnologias.

Kaminski destacou o papel estratégico da Inteligência Artificial para ampliar mercados e possibilitar diálogos com diversos públicos em velocidade e proporção jamais imaginadas. Para ele, os profissionais de comunicação cada vez mais deverão utilizar seu tempo para agir como estrategistas, deixando o operacional com as máquinas.

Aula Aberta Pós - Foto por Julia Bomfim (4)

Yuri Kaminski e Anelisa Furquim em aula aberta da pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero (Crédito: Julia Bomfim)