INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

A pós-graduação em Jornalismo Esportivo da Faculdade Cásper Líbero aborda um leque amplo das áreas de trabalho dentro da especialização, oferecendo mais conhecimento aos que já atuam no mercado e surpreendendo os que estão ingressando na profissão. Foi justamente o que aconteceu em Assessoria de imprensa em esportes, tema do conteúdo ministrado pelo professor Ricardo Nóbrega. Para nós, que atuamos em uma empresa de assessoria de imprensa focada majoritariamente no futebol, mas que abre um pouco de espaço para outros esportes, foi uma grande chance de nos aprofundarmos e aprimorarmos ainda mais naquilo que nos é exigido no dia a dia.

Para começar, as aulas mesclam atividades práticas e teóricas, fundamentais para o nosso trabalho como assessores de imprensa. Aprendemos desde novas técnicas e estratégias para a elaboração de releases até como gerenciar crises com eficiência. Além disso, as simulações práticas, como media training, e as palestras com profissionais do meio dão uma visão realista do mercado e prepararam para o enfrentamento de diversas situações, que podem surgir a qualquer momento. Sem dúvida, graças a esse curso, estamos mais preparados e confiantes para exercer nossa função.

Pedro de Souza Conceição em uma aula da pós-graduação em Jornalismo Esportivo

O assessor de imprensa esportivo Pedro de Souza Conceição em uma aula da pós-graduação em Jornalismo Esportivo nos estúdios de TV da Cásper. (Crédito: Arquivo pessoal)

 

Em outros momentos, também pudemos viver um pouco sob a perspectiva do cliente. Ao nos levar para o estúdio, para simulação de uma entrevista coletiva, o professor pode nos proporcionar a noção de como é ser o foco do trabalho, o que melhora ainda mais o nosso processo e relacionamento com o cliente, uma vez que agora podemos dizer que já estivemos e entendemos o outro lado.

Outra coisa que foi bastante interessante para nós foi a questão de podermos entender melhor o nosso papel e o nosso dever como assessores. O professor Ricardo nos deu uma base bem sólida para atuarmos cada vez mais com confiança. Ficamos sempre muito à vontade para trocas durante as aulas, seja com o docente ou outros alunos – que já atuam/atuaram com assessoria, ou não.

Assim, ao longo das nove aulas, desenvolvemos habilidades importantes para o exercício profissional de assessores de imprensa em esportes, um universo bastante complexo.

Maria Fernanda Blömer Schwartsman

Maria Fernanda Blömer Schwartsman teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos em assessoria de imprensa com o prof. Ricardo Nóbrega na pós em Jornalismo Esportivo. (Crédito: Julia Bomfim)