Edição Extra é um programa de TV em formato de revista eletrônica que discute e aprofunda temas sobre Comunicação. É realizado pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual, formada por estudantes dos cursos de Audiovisual e de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, que vivenciam as etapas de pauta, produção, roteiro, gravação em estúdio e em externa, apresentação, edição, sonorização e finalização. Os estudantes contam com supervisão pedagógica de um professor e acompanhamento de profissionais especializados em audiovisual.

O programa é transmitido pela TV Gazeta no fim de noite do primeiro domingo de cada mês, em televisão aberta e em rede nacional. Trata-se do mais longevo programa produzido por universitários exibido em TV aberta: está no ar desde 1996.

O Edição Extra de outubro apresenta Sabores do Mundo em São Paulo, Vitrinismo e Arte e Sustentabilidade.

Assista ao programa na íntegra

A primeira reportagem do Edição Extra de outubro traz a importância da gastronomia para a preservação de culturas imigrantes na cidade de São Paulo, apontando como o patrimônio culinário representa a diversidade e a resistência. Marco Antônio da Cruz Novais, sócio do restaurante “Consulado da Bahia”; Nilton Sabbag, proprietário do restaurante “Sabah”; Julio Masatoshi Shimizu, chef do restaurante “Noda”; Cristina Branco, pesquisadora do “Museu da Imigração” e Janne Righetto de Castro, gerente do “The Blue Pub”, comentam sobre a pluralidade gastronômica em São Paulo e como esta se relaciona com as identidades nacional e internacional.

O segundo bloco apresenta a matéria “Vitrinismo”, para debater sobre a influência das vitrines no hábito de consumo do público e como estas se comportam como canais de comunicação, ao aproximarem os consumidores das tendências do mercado.  Endrigo Pontes, visual merchandiser; Kaká Ribero, vitrinista e palestrante; Tatiana Medeiros, assistente de loja; Mary Nan, atendente de loja; Ricardo Pastore, coordenador do núcleo de varejo da ESPM e Marina Lombardo, designer e visual merchandiser, discutem como as vitrines podem despertar desejo nos consumidores e, ao mesmo tempo, transmitir mensagens para estes.

O terceiro e último bloco do Edição Extra conta com a reportagem “Arte e Sustentabilidade”, para a discussão sobre o papel da bienal de arte em trazer visibilidade para artistas e causas socioambientais, além de apresentar algumas obras audiovisuais e plásticas. Gervane de Paula, artista; Aline Baiana, artista; Thiago de Paula, cocurador da 36ª Bienal de São Paulo e Keyna Eleison, cocuradora da 36ª Bienal de São Paulo, comentam como a bienal de arte é responsável por unir a arte com a realidade.

Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp