Uma crise, muitas vezes, é considerada o pior cenário dentro de uma companhia. Nesse sentido, diversos setores internos trabalham no desenvolvimento de planos para preveni-las. No entanto, nem sempre é possível garantir a efetivação do planejamento e evitar situações que afetem a reputação de uma instituição.
Logo, empresas e colaboradores devem se preparar para lidar com cenários de crise. Para isso, a Faculdade Cásper Líbero traz o Curso de Curta Duração “Gestão de crise nas redes sociais”, a fim de capacitar profissionais que consigam lidar com contratempos e reerguer a imagem de uma marca. Ministrado pelo professor Ricardo Nóbrega, mestre em Comunicação pela Cásper Líbero e especialista em Comunicação Corporativa, o curso foca no uso das redes sociais para o gerenciamento de crise.
Como exposto previamente, inúmeras empresas investem na construção de uma reputação sólida e, para fazerem isso, criam imagens positivas de seus serviços nas redes socias. Graças à rapidez e à capacidade de compartilhar informações destas ferramentas, é possível conquistar um público fiel e estabelecer uma comunicação direta com a comunidade. Contudo, é válido ressaltar que as mesmas plataformas utilizadas na divulgação das marcas contribuem para a amplificação de uma crise inesperada.
Além de aumentar a circulação de comentários negativos, as plataformas digitais disseminam conteúdos falsos que prejudicam a imagem empresarial. Logo, a comunicação precisa ser transparente e assumir a responsabilidade sobre os acontecimentos, já que negar ou estimular a veiculação de Fake News pode agravar a situação.
“Quando há um posicionamento com informações verdadeiras, a crise acaba ali (…) Um posicionamento efetivo pode estancar uma crise.”, afirma Ricardo Nóbrega sobre a importância de estabelecer uma comunicação verdadeira durante o gerenciamento de crise.
Crises surgem devido a diversos fatores, mas a área da comunicação não pode ser uma das responsáveis por estas situações. Desta forma, as corporações podem utilizar as redes sociais para oferecer notas de esclarecimento de forma rápida e eficaz, visto que o ponto principal do gerenciamento de crise é não ignorar a existência dela.
Evitar uma crise não é um feito impossível e as redes sociais são aliadas que provam isso. Antes de mais nada, é fundamental lembrar que as redes sociais também são utilizadas para a divulgação de informações positivas, e não apenas comentários ruins. Assim, além de oferecer respostas rápidas e transparentes, as plataformas digitais contribuem para o estabelecimento de uma comunicação eficiente.
Unindo credibilidade e confiança, estes canais engajam o público e, consequentemente, estimulam a construção de uma reputação sólida. Desta forma, esclarecer ocorridos e dar um atendimento personalizado ao cliente fortalece o relacionamento com os consumidores, amenizando a situação crítica na qual a corporação se encontra.
“Ter uma resposta personalizada também passa pela humanização. (…) É muito importante, durante uma crise, a gente ter essa empatia”, completa o professor sobre a necessidade de se estabelecer um diálogo direto com o público.
Ademais, é indispensável reconhecer o papel de prevenção executado pelas redes sociais. Instituições que desejam evitar crises devem utilizar estas ferramentas para monitorar constantemente potenciais ameaças para a empresa, assim como pontos de vulnerabilidade. Para que isso aconteça, profissionais precisam aprimorar as suas capacidades de comunicação e administrar planos para evitar e lidar com crises.
Assim, a Faculdade Cásper Líbero criou o curso “Gestão de crise nas redes sociais” para preparar funcionários que contribuam com o desenvolvimento da imagem institucional de suas empresas! Não perca a oportunidade de se destacar no mercado da melhor forma. Inscreva-se já e garanta a sua vaga.