A Faculdade Cásper Líbero, reconhecida pela tradição e excelência do ensino superior na área de Comunicação, anuncia a mudança do nome do curso de graduação de “Rádio, TV e Internet” para “Audiovisual”. Assim, a instituição garante a continuidade da formação multiplataforma em um contexto contemporâneo de convergência de mídias.
A alteração de denominação do curso para “Audiovisual” contemplará somente os estudantes que ingressarem a partir de 2026. Os atuais alunos (que iniciaram a graduação até o segundo semestre de 2025) se formarão como bacharéis em “Rádio, TV e Internet”.
O curso oferece ampla diversidade de formatos sonoros e audiovisuais para divertir, informar, prestar serviço, educar, vender e contar histórias. O profissional formado em “Audiovisual” roteiriza, produz, grava, edita e dirige:
Além disso, o egresso do curso também possui aptidão para cobertura e transmissão de eventos culturais e competições esportivas.
A matriz curricular, organizada em oito semestres (quatro anos), contempla os pilares de:
Os estudantes têm acesso a estúdios com infraestrutura completa para produções sonoras e audiovisuais gravadas e ao vivo com áudio digital e imagem em FullHD e 4K, com o intuito de oferecer o melhor para os futuros profissionais.
Ainda mais, os alunos operam os equipamentos nos estúdios e podem retirar dispositivos de som, fotografia, iluminação e vídeo para gravações externas, além de contar com acesso aos softwares do Pacote Adobe para uso dentro e fora da faculdade.
Ao longo do curso, serão desenvolvidos projetos práticos interdisciplinares, extracurriculares e extensionistas que, inclusive, geram um portfólio robusto dos principais formatos audiovisuais.
O curso da Cásper Líbero acompanha as mudanças do setor audiovisual ao longo dos anos, viabilizando aos estudantes uma formação humanística, teórica e prática de acordo com as inovações tecnológicas e as demandas do mercado profissional.
Nesse sentido, trata-se de uma etapa de continuidade do curso lançado, em 2002, como “Rádio e TV”, o qual foi inclusive renomeado, em 2013, para “Rádio, TV e Internet”. Em 2025, o curso teve uma segunda alteração de denominação, aprovada pelo Ministério da Educação, passando a ser chamado de “Audiovisual”.
Dessa forma, os conteúdos teóricos e práticos das áreas de áudio, rádio, vídeo e televisão, tanto offline quanto online, apontam cada vez mais para possíveis convergências de mídias (multimídia, crossmídia e transmídia). Além disso, as atividades também apontam para projetos multiplataformas, que possibilitam o profissional atuar em diferentes vertentes do audiovisual.
As produções sonoras não se restringem mais às emissoras de rádio, visto que são potencializadas pelas possibilidades oriundas de webrádios, transmissões por streaming e podcasts.
Já para os formatos de vídeo e TV vislumbra-se, principalmente, a expansão da oferta e do consumo em plataformas de streaming, serviços de VoD (vídeo sob demanda), WebTVs, Fast Channels (Free Ad-Supported Television), TV 3.0 (DTV+) – prevista para ser lançada em 2026 –, canais online e redes sociais.
Logo, nota-se no mercado de trabalho o aumento da demanda por profissionais versáteis que saibam expandir conteúdos e formatos audiovisuais para além das emissoras.
Desta forma, a nomenclatura “audiovisual” é capaz de contemplar uma ampla variedade de funções profissionais em todos os formatos de áudio e vídeo para diferentes suportes e plataformas.
A mudança do nome para “Audiovisual”, oficialmente autorizada pelo MEC, é válida para alunos ingressantes a partir do primeiro semestre de 2026.
Assim, o curso mantém o compromisso com a formação de excelência comprovada a partir das avaliações do governo federal, dos prêmios conquistados, do reconhecimento dos empregadores, da percepção de estudantes e da ascensão profissional dos egressos.
A carga horária, os pilares da matriz curricular, o corpo docente, as parcerias externas, os projetos de extensão universitária e o acesso à infraestrutura do curso são mantidos, visando à continuidade da qualidade do ensino e à formação de profissionais versáteis para atuarem em diferentes segmentos do setor audiovisual.
O curso oferece formação multiplataforma a partir de teorias e práticas da comunicação audiovisual em diferentes gêneros e formatos. Os estudantes têm aulas com professores referência no meio acadêmico e no mercado profissional.
Além disso, os alunos terão acesso à infraestrutura da Cásper Líbero para utilização de equipamentos de gravação, ilhas de edição e estúdios modernos necessários para a realização de atividades práticas, projetos interdisciplinares, de extensão universitária e extracurriculares.
Caso tenha mais dúvidas sobre as mudanças do curso, a Coordenação do Curso e a Secretaria Acadêmica estão disponíveis para esclarecimento. É possível entrar em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (11) 3170-5880.