Trabalhar com o que ama é o sonho de muitos profissionais. A versatilidade do universo da comunicação permite aos comunicadores atuar em diversas frentes, assim como de forma autônoma. Nesse sentido, o desenvolvimento de negócios próprios no âmbito comunicacional pode envolver a criação de sites, portais e, até mesmo, agências.

Contudo, é indispensável ressaltar que, para além do conhecimento adquirido na área da comunicação, empreendimentos nesse setor precisam de uma administração efetiva para garantir o sucesso e retorno financeiro do projeto.

O empreendedorismo na comunicação é o tema do novo episódio do Central 900, apresentado por Marina Orfali. Com a participação de Phelipe Cruz, jornalista e criador da página Papelpop, e Lucas Müller, relações-públicas formado pela Cásper e fundador da agência Come To Brasil, o episódio discute as estratégias para administrar um negócio.

Entre a inovação e a paixão: o que é necessário para começar um empreendimento na comunicação?

Desenvolver um empreendimento próprio pode, muitas vezes, ser desafiador. Com o grande volume de empresas, marcas e conteúdos no mercado, a concorrência exige que os empreendedores integrem-se à cultura da inovação. Assim, para além do desenvolvimento de um plano comunicacional, comunicadores que buscam se introduzir no empreendedorismo precisam construir uma marca forte, criar narrativas envolventes e, acima de tudo: conquistar o público.

A iniciativa de começar um negócio está atrelada, muitas vezes, às paixões individuais. Comunicadores que desejam empreender de forma autônoma podem utilizar seus gostos pessoais como ferramenta para estabelecer conexões com as pessoas e construir uma comunidade engajada. Nesse viés, identificar as necessidades do público e produzir conteúdos direcionados podem contribuir com o êxito de um empreendimento.

Se você começa um negócio (…), você precisa pensar primeiro no público que está conquistando, na sua audiência”, afirmou Phelipe Cruz sobre a importância de criar conteúdos voltados para a sua comunidade.

Desta forma, compreender quais são as demandas exigidas pelos consumidores é fundamental para os empreendedores que desejam se destacar no mercado. Contudo, além da relevância do público na comunicação, outro ponto indispensável é a gestão financeira.

De que forma é possível administrar investimentos no universo comunicacional?

O conhecimento prévio em comunicação permite o desenvolvimento de negócios no mercado, mas a administração é o que garante o sucesso de um empreendimento. Além da organização de conteúdos, investimento em recursos tecnológicos e desenvolvimento de um planejamento, administrar um negócio envolve monitorar as despesas e investir os recursos financeiros.

Como exposto previamente, a conquista de um público fiel contribui para o crescimento de um empreendimento e, consequentemente, para o retorno econômico. No entanto, é válido ressaltar que a monetização também pode surgir com o patrocínio e publicidade de algumas marcas. Logo, uma administração cuidadosa evita a perda de investimentos externos e que os empreendedores tenham que arcar com as despesas.

(…) antes eu pagava do meu próprio bolso. O dinheiro que eu ganhava, eu investia”, comentou o jornalista Phelipe Cruz.

Nessa linha de raciocínio, uma gerência administrativa efetiva garante que os lucros de um empreendimento sejam utilizados no seu aprimoramento, além de avaliar quais são os pontos fortes e fracos do projeto. Aprender a gerir um negócio está em compreender quais são as prioridades de uma empresa e como os seus recursos podem ser investidos em novas tecnologias, meios de divulgação e contratação de uma equipe especializada.

Com o objetivo de discutir a participação do empreendedorismo na comunicação, o novo episódio do Central 900 mostra as possíveis áreas de atuação para os comunicadores que desejam empreender, além de oferecer dicas de como se destacar no mercado.

Confira mais sobre essa conversa, assistindo ao episódio na íntegra:

Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp