No dia 30 de setembro, a Faculdade Cásper Líbero realizou, em parceria com a ABRACOM (Associação Brasileira de Agências de Comunicação), a 12ª edição do Encontro Cásper Líbero de Práticas de Comunicação – PRATICOM. A partir do tema “Humano & Artificial na Comunicação: Inteligências em debate”, alunos e profissionais de Relações Públicas discutiram a Inteligência Artificial na comunicação corporativa. Além do diálogo sobre a IA no ambiente organizacional, a Cásper promoveu oficinas para que os participantes aprendessem a manusear estas ferramentas.

Tecnologia e inovação: as possibilidades do uso da IA nas Relações Públicas

O evento iniciou com o painel “IA: Oportunidades e Riscos”, com as participações do jornalista Alvaro Leme e do presidente da JeffreyGroup, Luís Joly. Os convidados abordaram o papel da Inteligência Artificial para manter os usuários conectados e informados no ambiente digital, além do impacto desta tecnologia na comunicação. De acordo com os comunicadores, o uso de prompts no desenvolvimento de projetos já é uma realidade por estabelecer um padrão seguro para a produção de conteúdos e campanhas.

O segundo painel contemplou o tema “IA: Dados e Análise” e contou com a participação de Aretha Yarak, diretora de data & intelligence no Grupo Burson Brasil, Fernanda Dantas, head digital e inteligência dados na CDN, e Marcelo Cia, diretor influência no Grupo InPress. Durante a conversa, os convidados abordaram o uso da Inteligência Artificial para a análise e interpretação de dados no ambiente digital, com o objetivo de desenvolver campanhas direcionadas e que atendam as necessidades dos clientes.

Em seguida, a programação abrangeu oficinas com o intuito de aproximar os estudantes do uso da Inteligência Artificial e da rotina na comunicação. As atividades ensinaram o manuseio da IA para a criação de prompts estratégicos, além de discutirem como estas ferramentas contribuem para o clipping e a mensuração do engajamento de conteúdos.

No período da tarde, as atividades e dinâmicas imersivas foram mantidas, a fim de dar continuidade ao aprendizado dos participantes. As oficinas abordaram como a IA contribui para a análise de dados, o desenvolvimento de estratégias de marca para os clientes e o seu papel no mapeamento de riscos para as organizações. Ademais, as atividades buscaram aproximar os alunos de pautas socioambientais. Na oficina “Escuta dos públicos: o que a IA ainda não consegue entregar”, o debate mostrou como tornar o ambiente organizacional alinhado à agenda ESG.

A comunicação organizacional inovadora para além das tecnologias

O terceiro painel, “IA: Estratégia e Criatividade”, discutiu como a IA pode contribuir para um ambiente organizacional inovador e que valorize os colaboradores, bem como estas ferramentas podem auxiliar na visibilidade das empresas na internet. A palestra contou com as presenças de Leila Gasparindo, CEO da agência Trama Reputale, Nathalie Folco, VP, head digital Latam Edelman, Renata Marins, diretora estratégia e analytics da Weber Shandwick, e Rodolfo Araújo, vice-presidente da Weber Shandwick.

Leila Gasparindo abordou o modo como as novas tecnologias podem construir um ambiente organizacional harmônico, engajado e inovador. Segundo a CEO, a Inteligência Artificial deve ser utilizada para valorizar a diversidade e elaborar estratégias para melhorar as dinâmicas de trabalho, no entanto, destacou que a inovação não se restringe ao uso da IA, mas ao modo como cada empresa reconhece a contribuição dos colaboradores. Desta forma, a comunicação interna está baseada na escuta ativa e preza pela humanização nas organizações.

Cultura de inovação se baseia em ouvir as pessoas. Eu ouço e modifico as minhas atitudes”, afirmou Leila Gasparindo.

Na sequência, Nathalie Folco trouxe exemplos de estratégias em que o uso da tecnologia contribui para o desenvolvimento das marcas. Nathalie comentou que a IA tem substituído os buscadores, tornando-se a principal fonte de informação dos usuários e, ao mesmo tempo, de destaque para as empresas. Para ela, é preciso tornar os conteúdos das marcas mais atrativos para a Inteligência Artificial, a fim de cativar o público e ganhar notoriedade:

Como profissional de comunicação corporativa, a gente precisa, além de garantir que o conteúdo esteja visível, que o modelo (IA) vá escolher a história certa”, completou Nathalie Folco.

O fechamento do PRATICOM foi marcado pelo painel “IA: Futuro do Trabalho e Competências”. Nele, os convidados abordaram a importância de os profissionais do futuro apresentarem familiaridade com a IA, visto que esta tecnologia estruturará o modo de execução das tarefas e as relações no ambiente organizacional. Para aprofundar as discussões, o painel trouxe Giovanna Pieroni, diretora de produtos na FSB Holding e integrante do iaLAB, Ricardo César, CEO e presidente América Latina da Ideal Axicom e Rosa Vanzella, CEO Grupo Burson.

A realização do evento simboliza o empenho da Cásper em colocar alunos e profissionais da comunicação em contato, ampliando o portfólio dos casperianos!

Confira os registros fotográficos do evento:

gabriel_pereira_8
gabriel_pereira_31
gabriel_pereira_48
gabriel_pereira_43
gabriel_pereira_35
gabriel_pereira_26
gabriel_pereira_25
gabriel_pereira_29
gabriel_pereira_21
gabriel_pereira_19
gabriel_pereira_18
gabriel_pereira_13 (1) nite
gabriel_pereira_13
gabriel_pereira_31 (1) noite
previous arrow
next arrow
gabriel_pereira_8
gabriel_pereira_31
gabriel_pereira_48
gabriel_pereira_43
gabriel_pereira_35
gabriel_pereira_26
gabriel_pereira_25
gabriel_pereira_29
gabriel_pereira_21
gabriel_pereira_19
gabriel_pereira_18
gabriel_pereira_13 (1) nite
gabriel_pereira_13
gabriel_pereira_31 (1) noite
previous arrow
next arrow

 

Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp