Doutor, Economista
Área de conhecimento: beCiências Humanas
Formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), é mestre e doutor em História Econômica pela USP. Entre 1989 e 1994, viveu uma rica experiência no mercado financeiro, quando trabalhou na assessoria econômica da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). A sua paixão pelo ensino e a pesquisa o fez abraçar a docência no ensino superior desde 1995. Professor da Faculdade Cásper Líbero desde 2003, é atualmente o coordenador de ensino de Cultura Geral. Adalton transita pelas áreas de História Econômica, História Financeira e Teoria Econômica. Suas pesquisas se concentram na economia brasileira do século XIX. Com o apoio do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero, produziu uma pesquisa sobre o jornal A Província de São Paulo e o movimento separatista que se desenvolveu neste Estado nos anos finais do Império. Autor de vários artigos acadêmicos e textos para jornais e revistas, Adalton Diniz leciona economia nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Cásper Líbero, além da Faculdade de Economia da PUC/SP e no curso de MBA da Brazilian Business School.
Ver Currículo LattesMestre, Publicidade e Propaganda
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Cruzeiro do Sul (1999) e mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é diretor da Doka Comunicação, professor assistente e pesquisador da Faculdade Cásper Líbero, professor de Pós-graduação na Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência nas áreas de Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Publicação Digital para Tablets e Smartphones.
Ver Currículo LattesDoutora, Relações Públicas
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Pesquisadora de pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua como docente nos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero. É docente na Pós-Graduação Big Data, Comunicação e Marketing da Belas Artes com a disciplina Comunicação, Ciência de Dados e Internet das Coisas e da Pós-Graduação em Mídias Digitais do SENAC. Participa do Grupo CCM - Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias. É parecerista da Revista Manuscrítica da USP. Foi coordenadora dos cursos de Produção Multimídia e de Relações Públicas na Faculdade Paulus de Comunicação - FAPCOM onde atuou também como Coordenadora da CPA e do Núcleo de Pesquisa e Extensão (2016-2020). Ministrou a disciplina Gestão de Mídias Digitais no curso de graduação Comunicação e Multimeios da PUCSP (2016). Suas pesquisas discutem: os algoritmos, sistemas inteligentes em plataformas digitais com foco nas práticas de consumo, mídia programática e as transformações no comportamento do consumidor mediadas por esses algoritmos. Atualmente é Presidenta da ABCiber (biênio 2021/2023). É autora dos livros "Interações Digitais e o consumo do livro", Ed. Gênio Criador (2017) e "Diálogos entre Comunicação, Filosofia e Tecnologia: Reflexões sobre tecnologia, religião e sociedade nas práticas comunicacionais contemporâneas (2019). No campo profissional, entre 1996 e 2017, atuou como Gerente de Atendimento e Planejamento com foco no Marketing Digital em Agências de Publicidade e Comunicação como JWThompon para Ford Motor Company, Wunderman para Nokia para América Latina, Inter.net para TIM e JJ, EURO RSCG 4D para Veja, Veet, Vanish, Hospital Albert Einstein, Guaraná Antárctica e HAVAS Digital para Dia Supermercado, Carolina Herrera, Prada, Valentino, entre outras. E-mail: [email protected] - https://orcid.org/0000-0003-3239-5046
Ver Currículo LattesMestre, Publicitário
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Graduado em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado – FIAM. Concluiu sua especialização em Marketing e Comunicação na Faculdade Cásper Líbero. É mestre em comunicação também pela Faculdade Cásper Líbero. Desenvolve seu trabalho profissional na área acadêmica e no mercado profissional publicitário. Atua como professor desde 2000 em diversas instituições de ensino, tais como: UNIBAN, onde ministrou a disciplina de Planejamento de Campanha, Uni SantAnna, disciplina Introdução a Publicidade e Propaganda, e atualmente na Faculdade Cásper Líbero, disciplinas técnicas de Produção Audiovisual e Laboratório Audiovisual. No mercado, iniciou na TV A e vem atuando como profissional de produção executiva ou diretor comercial em produtoras cinematográficas como Academia de Filmes, Cia de Cinema, produtoras de áudio como estúdio Tesis e S de Samba e agências de propaganda como W/Brasil Publicidade, Leo Burnett Publicidade, Bates Comunicação e CaliaAssumpção Publicidade onde desenvolve trabalhos na área comercial e de produção executiva de filmes publicitários, eventos, shows e projetos culturais. Atualmente é sócio da Produtora Shuffle Audio.
Ver Currículo LattesMestre, Psicologia da Saúde
Área de conhecimento: Psicologia da Saúde
Mestre em Psicologia da Saúde - Linha Organizacional (UMESP) , Especialista em Educação Corporativa Administração de RH ( Hoyler) e Marketing (UAM) , Graduada em Psicologia (UMESP) . Mais de 15 anos de atuação nas áreas de Vendas e Operação de RH em Multinacions e Nacionais . Certificações : Coach Executivo ICI e MBTI ( step I e II ). Dominio nas Ferramentas : Valores de Carreira ( Schein), PVA ( Barret), DISC (Marston) e Dominancia Cerebral ( Ned Herrmann). Ingles : Intermediário/Avançado.Autoria e Revisão de conteudos EAD 1- DOCENTE Acadêmica e CONTEUDISTA EAD . de Cursos de Formação Técnica nas áreas de: RH, ADM e Psicologia Organizacional e Totalizando 5.000 horas de docência em Universidades : COGNA/KROTON FAAP, UMESP, SENAC SP, UNISAL2- Desenvolvimento de Líderes e Multiplicadores - Implementação de projetos de aprendizagem corporativa para Líderes e Colaboradores. Gestão Técnica e Entrega em sala de aula . Mais de 25.000 horas de TREINAMENTO nas empresas : Atento do Brasil, Adecco do Brasil, Fundação Adecco, CAF do Brasil, Daikin Brasil, Comgás, Bunge, Telefonica, entre outras3- ASSESSMENT Center - Implementação do processo completo. Modelo blended ( on line + presencial) , aplicação presencial, confecção dos relatórios e devolutiva. Mais de 10.000 horas no processo de assessment :BIC, Itautec, Itau, Almeida Advogados entre outras 4- COACH de DESENVOLVIMENTO - Estruturação do plano de condução de desenvolvimento de competências, através de indicadores, e sua implementação B2B e B2C. Metodologia e ferramentas ICI. Abordagem SistêmicaMais de 6.800 horas de atendimento coaching corporativo : Ameida Advogados, UPL do Brasil, Adecco do Brasil, Global Parthers5- COACH DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA Atendimento individual a assessorados em transição de carreira. Mais de 4.800 horas de atendimento via Consultorias: Career Center, LHH.
Ver Currículo LattesDoutora, Publicitária
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, possui mestrado em Administração com linha de pesquisa em Planejamento Estratégico e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), especialização lato sensu em Marketing pela ESPM-SP (2001) e graduação em Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999). Profissional de Comunicação Institucional com sólida formação acadêmica e experiência em áreas de Comunicação Interna e Externa, Eventos e Relações Públicas. Foi gestora de departamentos de Comunicação Organizacional e Eventos, onde conduziu projetos de posicionamento de marcas e assessoria de imprensa, assim como coordenou grandes eventos internacionais e geriu ações e investimentos de responsabilidade social. Como consultora de Comunicação Estratégica para PMEs, startups e instituições do terceiro setor, provê assessoramento e mentoria para empreendedores e organizações. Experiência como empreendedora e voluntária no terceiro setor. Atualmente é professora do curso de graduação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Casper Líbero (São Paulo/ SP), onde é responsável pelas disciplinas 'Marketing II' e 'Gestão de Negócios - Produtos e Marcas'. Palestrante, mentora de programas de aceleração de startups e apoiadora do ecossistema empreendedor.
Ver Currículo LattesDoutor, Publicitário
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Comunicação e Semiótica pela mesma instituição (com bolsa CAPES) e bacharel em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2011). Membro do CENCIB (Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura) e integrante da Comissão Editorial da Revista Galáxia (editada e publicada pelo PEPGCOS da PUC-SP). Pelo CENCIB, coordena o projeto Horizontes do Objeto, ciclo de workshops teóricos quinzenais. No doutorado, pesquisa o ruído como problema situado na interface entre as dimensões técnica, estética e política da comunicação, com foco nas práticas, imagens e discursos da glitch art. Nesse percurso mobiliza aportes teóricos do pós-estruturalismo, do pós-modernismo, das teorias críticas da imagem, da semiótica e da biopolítica.
Ver Currículo LattesMestre, Comportamento do Consumidor
Área de conhecimento: Comportamento do Consumidor
Mestre em Comportamento do Consumidor (ESPM) com foco de estudo em Shared Mobility e seus desdobramentos na mobilidade urbana das grandes cidades, especialização em Educação e Ensino a Distância (FAC. SENAC MG) e graduação em Letras (UNIBH).Mais de 20 anos de experiência no mercado de publicitário divididos em cargos de liderança, gestão e planejamento estratégico no departamento de mídia on/off em agências de publicidades de BH e São Paulo. Consultora de mídia e consumer insights para agências e empresas do mercado de SP. Diretora de estratégias em mídia na Agência FCB Brasil, com foco em planejamento estratégico de mídia integradas.Clientes atendidos ao longo da carreira: Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, Whirpoll (Consul e Brastemp), AliExpress, Pizza Hut,Itaú, Google Brasil, Cyrela, Bimbo Brasil e México,99 Táxis, Chery Brasil, entre outros.Artigo Publicado XIV Congresso de la Asociación Latinoamericana de investigadores de la Comunicación, equidad y democracia.ALAIC 2018Artigo:Os personagens de HQs e o consumo de tatuagens. Costa Rica.Artigo aprovado no CLAV 2018 - 11 Congresso Latino-Americano de Varejo - Engaging and interactive shopper experience a ser publicado em outubro de 2018. Artigo: Análise dos Certificados de Eficiência Energética na União Europeia (ENERG) e Brasil (PROCEL) para Produtos Eletroeletrônicos.
Ver Currículo LattesDoutor, Linguista
Área de conhecimento: Linguística Letras e Artes
Doutor em Teoria Literária pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2018). Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Na mesma instituição, graduou-se em Letras (2005). Publicou dois livros: “O herói hesitante” (2005), e “Hotel Rodoviária” (2015). Publicou também um conto – “O besouro da parada de Itaobim” – na antologia “Contos da era da guitarra elétrica” (Editora Prumo, 2010). Durante quatro anos, foi colunista do Jornal Correio, de Uberlândia, escrevendo sobre literatura, música, cinema e cultura pop. Gravou quatro discos com a banda Porcas Borboletas (em atividade desde 1999). Com o grupo, apresentou-se em quase todos os estados do Brasil, bem como na Argentina, Inglaterra e Paris. Em projeto solo, lançou o disco de audioficção “Carniça” (2016). Leciona Língua Portuguesa na Faculdade Cásper Líbero.
Ver Currículo LattesDoutora, Filósofa
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP na área de História da Filosofia – com ênfase em Filosofia Contemporânea. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2010) na área de Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica. Licenciada em Filosofia (2008) e Bacharela em Filosofia (2007) também pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Pesquisadora com ênfase em História da Filosofia e Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: sujeito, natureza, ontologia, fenomenologia, problema mente-corpo, ética e moral, ética animal e informacional, alteridade, cidadania, educação, especismo e feminismo. Autora do livro “Corpo e Consciência: Merleau-Ponty crítico de Descartes”.
Ver Currículo LattesDoutor, Jornalista
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Graduação em Com. Social -Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina, Especialização em fotografia (práxis e discurso fotográfico) e Mestrado em Comunicação Visual ambos pela UEL. Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUCSP). Possui experiência profissional em fotojornalismo (veículo diário) e na área de fotografia publicitária.
Ver Currículo LattesDoutor, Historiador
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Graduou-se em Estudos de Mídia na Universidade Federal Fluminense. É mestre em “Crossways in European Humanities”, pelas Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Santiago de Compostela e University of Sheffield, e em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutor em História, História da Arte e Arqueologia, pelas Université de Perpignan e Università degli Studi di Bergamo, e em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágios de pós-doutoramento no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná; e foi professor substituto no Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo. Na Cásper Líbero, é professor de História da Arte. Atua como pesquisador, crítico cultural e curador independente, além de contribuir como parecerista da área de Artes Visuais junto ao Ministério da Cultura.
Ver Currículo LattesMestre, Arquiteto
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Professor da disciplina de História da Arte desde seu ingresso na Cásper no ano 2000, tem mestrado em Arquitetura e Urbanismo na área de estudos sobre o Habitat, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com a pesquisa O pensamento sobre a favela: Uma história concisa das favelas paulistanas, em que analisou a produção intelectual sobre o fenômeno favela em São Paulo. Fez também Especialização em História da Arte pela FAAP, quando pesquisou as relações entre Arte e Política no Brasil nos anos 60. É formado em Arquitetura e Urbanismo e licenciado em Educação Artística, com habilitação em Desenho, pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. É também professor de História da Arte no Centro Universitário Belas Artes. Professor convidado da Casa do Saber, ministra ali cursos livres de História da Arte. É autor de projetos de conjuntos habitacionais de interesse social e atua em trabalhos de consultoria na área de urbanismo. 'A arte e a cidade são minhas paixões, minhas áreas de interesse, meus objetos de estudo e investigação, enfim. Penso que estes são os artefatos que nos tornam mais humanos.'
Ver Currículo LattesDoutor, Sociólogo
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em Ciência Política pela mesma universidade. Sua dissertação de mestrado versou sobre o Sindicalismo de classe média – o sindicalismo bancário. Doutorou-se em Sociologia na Universidade de São Paulo e sua tese foi publicada sob o título Pierre Bourdieu: Questões de Sociologia e Comunicação, pela editora Annablume em co-edição com a FAPESP. Foi pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) da Faculdade Cásper Líbero e publicou diversos artigos acadêmicos na área de Sociologia, Estudos Culturais, Cultura de Consumo e Cultura de Rede. Participou do grupo de pesquisa “Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede” na pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, onde desenvolveu estudos sobre as às “Novas Tecnologias e Cultura de Rede”. Lecionou Sociologia das Redes Sociais no curso de pós-graduação da Faculdade Belas Artes. Desde 1993 leciona a disciplina Sociologia Geral e da Comunicação na Faculdade Cásper Líbero. É também professor dessa disciplina nos cursos de Comunicação Social da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desde 1997.
Ver Currículo LattesMestre, Designer
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Mestre em Comunicação na linha de pesquisa de Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado pelo programa de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Pós-graduação em Comunicação e Marketing pela faculdade Cásper Líbero. Graduação em Desenho Industrial – Hab. Programação Visual pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atualmente é professor da Faculdade Cásper Líbero e do Centro Universitário FIEO. Atuação principal: produção audiovisual.
Ver Currículo LattesMestre, Publicitário
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP (1999). Pós-graduação em História da Arte e Cultura Contemporânea pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita” – IA/UNESP (2005). É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UNESP (2009). É artista plástico e desenvolve obras utilizando diversos suportes como pintura, gravura e escultura. É ilustrador e realiza projetos nessa área para livros, editorial e publicidade. Atua como professor na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Anhembi Morumbi. Lecionou também nas Faculdades Oswaldo Cruz e no Instituto Maua de Tecnologia. Atuou como Diretor de Arte e Diretor de Criação em algumas agências de Publicidade por mais de 15 anos. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais e de Comunicação, com ênfase em Publicidade.
Ver Currículo LattesDoutor, Radialista
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Doutor em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi (pesquisa sobre estratégias de programação em TV). Mestre em “Ciências da Comunicação” na área de “Interfaces Sociais da Comunicação” pela ECA-USP (pesquisa sobre Educomunicação). Bacharel em “Comunicação Social – Rádio e Televisão” pela ECA-USP. Coordenador e professor do curso de “Rádio e TV” da Universidade Anhembi Morumbi. Professor do curso de “Publicidade e Propaganda” da Faculdade Cásper Líbero. Coordenador do curso de Pós-graduação lato sensu de “Programação de TV: estratégias comerciais e audiência” da Universidade Anhembi Morumbi. Foi professor dos cursos de “Publicidade e Propaganda” da Universidade Anhembi Morumbi, da Faculdade Montessori de São Paulo e da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Atua como educador, consultor e diretor na área de comunicação audiovisual. Dirigiu produtos audiovisuais para empresas como Telefonica, Nestlé e Estação Ciência/USP. Colaborou com instituições como o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores? LARC/USP, Núcleo de Comunicação e Educação? NCE/USP e Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo. Passou por veículos como Globo.com, Rádio Trianon, TV USP, TV Bandeirantes e TV Globo.
Ver Currículo LattesDoutora, Antropóloga
Área de conhecimento: Ciências Humanas
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Tem experiência na área de Ciências Sociais em geral, com ênfase específica em Antropologia, atuando principalmente com os seguintes temas: religião, religiosidade popular, religiões ayahuasqueiras, cultos afro-brasileiros, xamanismo, fenômenos amazônicos e contextos de usos de drogas.
Ver Currículo LattesMestre, Publicitário
Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Pesquisador e Profissional de Marketing, Pesquisa e Análise de Dados. Tem experiência acadêmica e mercadológica com marketing digital, automação de marketing, mídia programática, segmentação de mercados e públicos consumidores, ferramentas de produção de conteúdo, gestão de mídias sociais, web analytics, dashboards, adds, KPIs, e-commerce, social commerce, live commerce, funil de vendas e jornada do consumidor. Doutorando e Mestre em Administração, Especialista em Data Science e Graduado em Marketing. Já atuou como coordenador de desenvolvimento WEB e Marketing Digital na FMU (Centro universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas) e Coordenador de Marketing e Captação, Vice-coordenador de CPA e Coordenador de Processo Seletivo / Vestibular da FAPCOM. Professor de Pós-graduação Lato Sensu no Centro Universitário Belas Artes e Faculdade Cásper Líbero. Tem experiência com orientação de Iniciação Científica, projetos interdisciplinares e TCC (Monografia e Projeto Experimental), graduação bacharelado e pós-graduação lato sensu Parecerista do Intercom e de revistas científicas como Remak, Mediação e Read. Autor de artigos científicos e capítulos de livros em Comunicação e Marketing. Atua com pesquisas e produções acadêmicas nas áreas de Marketing, Comunicação Digital, Big Data, Data Science, Inteligência e Pesquisa de Mercado.
Ver Currículo Lattes