Cinco estudantes de Jornalismo da Cásper Líbero, todos graduandos e bolsistas do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP), representaram a faculdade no 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, fase remota do Intercom Júnior. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), é o maior do país na área. Ele ocorre anualmente, reunindo estudantes, pesquisadores e profissionais da comunicação.

Com o passar dos anos, o congresso se firmou como espaço essencial para debater temas como jornalismo, relações públicas e novas linguagens midiáticas. Em 2024, o evento manteve sua relevância ao promover discussões e troca de conhecimento.

Os bolsistas do CIP apresentaram trabalhos em grupos temáticos diversos, destacando-se pela profundidade e inovação de suas pesquisas:

• Anna de Souza Moraes Muradi, orientada por Marli dos Santos, apresentou a pesquisa sobre fake news no TikTok mimetizando a linguagem jornalística, no Grupo de Jornalismo Audiovisual e Multimídia.
  • Maria Victória Gorski Vieira Barbosa, orientada por Roberto D’Ugo, analisou o podcast “A Mulher da Casa Abandonada” no Grupo de Linguagens Jornalísticas Contemporâneas.
  • Camille Magri Garatosky, orientada por Bruno Rogério Tavares, trouxe um estudo de caso sobre a série norueguesa “Skam” no Grupo de Comunicação Audiovisual.
  • Isabella Ladislau Placeres, orientada por Luis Mauro Sá Martino, explorou o ativismo dos fãs de “Liga da Justiça” de Zack Snyder no Grupo de Estudos Interdisciplinares.
  • Pedro Mel Bardini, junto com Luis Mauro Sá Martino, apresentou “Pensando os usos da teoria na sala de aula: uma exploração bibliográfica (1967-2021)” no Grupo de Teorias da Comunicação. Ele foi o único participante dessa divisão, destinada a pesquisadores mais experientes.

Desde 1977, o Congresso discute temas essenciais da comunicação, como jornalismo e mídia digital, além de premiar jovens pesquisadores com o Prêmio Intercom.