O mundo da comunicação jamais foi o mesmo após o branded content. Com a capacidade de criar vínculos fortes e impactantes, propagandas têm inovado, emocionado e entretido o público como nunca antes visto.
O branded content é uma estratégia altamente usada em marketing para criar uma experiência significativa, unificando narrativas relevantes com os valores de uma marca, para uma propaganda. Seu objetivo principal é, acima de tudo, transmitir uma mensagem que coincide com as crenças da empresa para que seu público conecte com o tipo de conteúdo que está consumindo.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Hibou, 74% dos espectadores se irritam com publicidades. Ao trabalhar com marketing durante uma era em que muitos não querem consumir propagandas, o branded content é capaz de conectar um público a uma marca, sem diretamente coagir a venda de seu produto.
Com isso, é fácil entender por que tantos comunicadores anseiam pelo branded content para conquistar uma campanha de sucesso. Mas, afinal, quais são os fatores mais importantes para sua criação?
O novo episódio do Central 900, apresentado por Marina Orfali, explora sobre branded content com a presença de Leonardo Moura, autor do primeiro livro em português sobre branded content, que já liderou estratégias de portfólio e inovação para grandes canais de TV e streaming na Globo, e é professor da Pós-Graduação da Cásper Líbero; Talys Kasper, responsável de RP e eventos na comunicação da Veja no Brasil e na América Latina; e Nina Sálvia, casperiana formada em Relações Públicas, que trabalha na Reckitt e atualmente é responsável pela comunicação 360º da marca Olla.
De acordo com Nina Sálvia, uma propaganda bem sucedida tanto no quesito financeiro quanto no de experiência requer não apenas um ecossistema bem criado, mas também consistente. Além disso, ela cita como exemplo Selena Gomez, que recentemente lançou uma coleção de perfumes acompanhada de uma campanha protagonizada pela autoconfiança, e explica que essa ideia foi um sucesso pois a fundadora da marca é uma grande defensora da causa há mais de uma década.
“Uma coisa seria a Selena Gomez lançar (uma campanha de autoconfiança), outra coisa seria outra pessoa lançar, que é uma pessoa que postou ontem sobre rivalidade feminina. Beleza, o produto pode ser bom, mas a verdade do produto não é aquela”, conclui Nina.
Em termos de marcas, Leonardo Moura explica que não é preciso utilizar apenas causas sociais relevantes para que um projeto com branded content seja bem sucedido.
Para ele, marcas atreladas a uma pessoa, como a da própria Selena Gomez, precisam transmitir os mesmos princípios que os da fundadora para serem consistentes. Mas, empresas como a Reckitt, que trabalha com o portfólio da Vanish, podem focar em trazer a verdade e a funcionalidade de seus produtos, além de abordar pautas sobre causas sociais em seus conteúdos.
“Acho que por isso que é muito importante você ter uma clareza de qual é a identidade com aquela verdade da marca. (…) Você pode abraçar umas causas? É lógico que você pode, e deve, desde que aquilo também não seja um telhado de vidro, não seja uma inverdade”, aprofunda Leonardo.
Talys Kasper enfatiza a importância de uma marca ser consistente com seus princípios a longo prazo, demonstrando, acima de tudo, uma linha temporal construída de acordo com aquela mensagem.
“Hoje, para nós, como marca há 20 anos no mercado, olhamos para trás e falamos ‘nossa timeline está crescendo’, porque, de fato, a mensagem inicial continua sendo a mensagem de hoje em dia”, expande Talys.
Para finalizar, ele cita a frase “comunicar é educar, e educar é comunicar”, sobre a necessidade de trazer pautas importantes para o público a partir do branded content.
O branded content tem, cada vez mais, se tornado um meio de comunicação inovador para a criação de conteúdos de alta relevância no mercado. Mas, é de suma importância conhecer como funciona essa ferramenta antes de integrá-la em suas criações.
Para quem deseja aprender mais sobre o branded content, o episódio do Central 900 traz profissionais renomados para contar todos os detalhes.
Confira mais sobre a conversa, assistindo ao episódio completo: