Por Duda Kabzas

Na última semana, a Her Campus Cásper Líbero  realizou três eventos presenciais para comemorar os 10 anos da revista na faculdade. Na terça-feira (16), ocorreu um cine debate em parceria com o Corta Pra Elas e a Peliplat sobre o filme “Ela Disse (2022)”, em que as críticas Letícia Fudissaku e Giz de Vasconcelos levantaram pautas importantes sobre o tema. 

Na quarta-feira (17), a ex-casperiana Isadora Pacello ministrou o workshop de jornalismo literário, no qual os inscritos colocaram a mão na massa e produziram perfis com base nas dicas que a convidada compartilhou. 

E na sexta-feira (19) aconteceu o talk sobre a importância do jornalismo feito por mulheres, no Teatro Cásper Líbero, com Amanda Oestreich, Anna Beatriz Oliveira, Isabella Gemignani e Julia Queiroz- algumas das editoras-chefes da Her Campus ao longo dos anos. Neste evento, as meninas relataram a importância da revista em sua formação como jornalistas e como ela contribuiu para alcançarem os cargos que têm hoje.

3653 dias, 521 semanas e 121 meses desde que a Her Campus chegou à Cásper Líbero. Em 2015, Alana Claro e Bárbara Muniz, estudantes de jornalismo, decidiram trazer ao Brasil o primeiro veículo feito por e para mulheres redatoras universitárias. 

O site, que começou em Harvard, tem mais de 380 Chapters – representantes – espalhados pelo mundo, mas no Brasil existe apenas um: o da Cásper Líbero. Ele é focado na vivência universitária e aborda diversos temas, como cultura, política, moda e saúde.

Alana e Bárbara passaram pelo processo de trazer o site para a faculdade e esbarraram na necessidade de ter 100 assinaturas de casperianos para avançarem para a próxima etapa. O prazo era de uma semana, mas, em apenas um dia, elas já conseguiram 288.

Depois que o projeto foi aprovado, Alana e Bárbara pensaram em como poderiam “abrasileirar” o site e trazer um olhar diferente sobre a revista, já que na faculdade existiam outras iniciativas em que os alunos podiam colocar a mão na massa para produzir conteúdo e ter contato com a dinâmica de uma redação.

Foi aí que elas começaram a valorizar a importância do trabalho conjunto, com a atuação de diversas mulheres para a Her Campus Cásper Líbero funcionar. Essa troca feminina com pessoas de todos os cursos e anos da faculdade foi algo transformador, ainda mais impulsionado pela oportunidade das participantes do Chapter terem um portfólio bilíngue – algo inédito na instituição até então.

Ao longo desses 10 anos, a Her Campus atingiu feitos incríveis, como a nomeação de Chapter Elite, a categoria mais alta que existe dentro de toda a Her Campus. A participação da revista em pautas nacionais e internacionais, como entrevistas com artistas e a cobertura de eventos, também é algo que não seria possível sem o prestígio conquistado. 

Atualmente, mais de 120 meninas incorporam o time fixo da HCCL, em um trabalho que vai muito além dos textos. Com o passar da década, as redes sociais ganharam cada vez mais espaço, e a Her Campus está sempre se adaptando para levar seu conteúdo a novos públicos. Afinal, todas as alunas da Cásper Líbero podem ser colaboradoras, mas nossa comunicação ultrapassa o meio da faculdade.

Nestes 10 anos, cada aluna que passou pela faculdade teve a oportunidade de contar suas histórias dentro do nosso coletivo. E que venham mais e mais anos com muitas conquistas a serem celebradas.

Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp