Informações Gerais

Local: Painéis: Teatro Cásper Líbero - 1º andar - Av. Paulista, 900 Oficinas: Laboratórios 1, 2 e 4 - 5º andar / Salas 15 e 16 - 5º andar

Dia 30 de setembro de 2025, terça-feira, 8h15 às 11h / 19h às 21h45 - Confira programação

Link para inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/xii-encontro-casper-libero-de-praticas-de-comunicacao---praticom/3127360

Descrição



A Faculdade Cásper Líbero, em parceria com a ABRACOM (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), promove no dia 30 de setembro, terça, a 12ª edição do Encontro Cásper Líbero de Práticas de Comunicação – PRATICOM. O encontro irá reunir grandes agências do mercado de Relações Públicas para debater o tema " “Humano & Artificial na Comunicação: Inteligências em debate”.

A fim de incentivar o diálogo sobre a IA e as transformações promovidas por ela, além de promover painéis de debates a respeito desse assunto, a Cásper também propõe oito oficinas. Toda a programação será realizada durante a terça-feira (30) em dois períodos. Veja abaixo a programação completa do evento.

O PRATICOM é um importante encontro anual que reúne estudantes e profissionais de Comunicação Organizacional e Relações Públicas para discutir temas contemporâneos, fortalecendo o diálogo entre a academia e o mercado. Nesta edição, o evento pauta conversas sobre como a IA já revoluciona a prática de comunicação em uma curva de transformações que demanda ser refletida estratégica e criticamente pelos comunicadores.

O aprendizado por máquinas tem acelerado e transformado nossas vidas há muitos anos, como usuários, consumidores e cidadãos. Na comunicação, é inquestionável o ganho de produtividade no dia a dia: quem não se lembra das horas para leitura e recorte dos relatórios de clipping na década de 90, que há alguns anos foram reduzidas a segundos, com dados para análise qualitativa. Em aplicações de monitoramento, análises e produção de conteúdos com uma capacidade descritiva, preditiva, prescritiva e generativa em tempo impensável, como a IA está sendo utilizada e como influencia o setor de comunicação?

Algumas perguntas norteiam a problemática que deu origem ao evento: Quais as oportunidades e inovação em comunicação com IA? Como o uso de IA pode potencializar o pensamento estratégico e a capacidade de resposta aos públicos em tempo real? Como mitigar os riscos de obsolescência de pensamento, sociais e éticos? Qual o futuro do trabalho e competências essenciais aos comunicadores?

Nesta edição, lideranças de agências de comunicação corporativa e relações públicas vão dialogar sobre visões, experiências e cases de como estão conduzindo essa revolução digital e artificial com a centralidade da inteligência humana.

As inscrições devem ser feitas através do Sympla e as atividades acontecem tanto no Teatro Cásper Líbero, no 1º andar, quanto nos laboratórios e salas de aula da faculdade, no 5º andar - ambos no tradicional endereço: Av. Paulista, 900. Como as oficinas acontecem simultaneamente, escolha apenas uma delas em cada horário.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA


PROGRAMAÇÃO PAINÉIS


LOCAL: Teatro Cásper Líbero – 1º andar

PAINEL 1 – IA: OPORTUNIDADES E RISCOS


8h15 às 9h30

Alvaro Leme
Jornalista, Professor e colunista Planeta IA – Veja



Alvaro Leme é jornalista com 25 anos de experiência em criação de conteúdo, focado nas diferentes possibilidades de intersecção entre tecnologia, comunicação e comportamento humano. Doutorando na ECA-USP, onde também obteve o título de mestre, investiga como a inovação impacta o dia a dia das pessoas. Assina a coluna Planeta IA, na Veja, e mantém o podcast educativo Aprenda em 5 Minutos, atualmente em sua quarta temporada. Também compartilha seu conhecimento como professor em palestras, seminários e cursos de pós-graduação em instituições como Belas Artes e Ibmec.

Luís Joly
Presidente JeffreyGroup



Luís Joly é Presidente da JeffreyGroup Brasil desde 2024, agência onde iniciou sua carreira como estagiário e à qual retornou em 2019 para liderar sua operação e estratégia. Ao longo de mais de 20 anos de experiência em Relações Públicas, atuou em posições-chave no mercado, incluindo a equipe de comunicação da Nokia e funções de liderança em agências como Ogilvy, onde foi Diretor de Planejamento.
Autor de livros, Joly combina sua sólida experiência em PR com uma visão moderna de comunicação, especialmente nos segmentos de B2C, tecnologia e entretenimento, garantindo resultados inovadores e relevantes para marcas globais e regionais.

 

PAINEL 2 – IA: DADOS E ANÁLISE


9h45 às 11h

Aretha Yarak
Diretora de Data & Intelligence no Grupo Burson Brasil



Diretora de Insights, Dados e Inteligência do Grupo Burson Brasil, que inclui as agências Burson, JeffreyGroup e Máquina. Possui 20 anos de experiência em comunicação, e já trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo, Veja e Veja São Paulo. Há pouco mais de meia década, Aretha se dedica à inteligência de dados para comunicação corporativa, liderando projetos para mais de 30 clientes nos setores público e privado. É formada em Jornalismo pela Unesp, com especialização em Jornalismo Literário, e possui MBA em Business Analytics e Big Data (FGV). Atualmente, cursa especialização em Gestão de Projetos na Poli-USP.

Fernanda Dantas
Head Digital e Inteligência Dados na CDN



Head de Digital & Inteligência de Dados na CDN Comunicação, com mais de 25 anos de experiência em comunicação. Lidera a área de dados responsável pelo IQEM – Índice de Qualidade de Exposição na Mídia, principal referência de mensuração de earned media no Brasil. Idealizou e estruturou o Digital LAB, núcleo de expertise digital da CDN, e integrou as áreas de PR e digita da agência, ampliando a visão estratégica sobre reputação, métricas e impacto real da comunicação. Sua atuação combina experiência em social media, planejamento digital e inteligência de dados para marcas de grande porte nos setores financeiro, infraestrutura, consumo e saúde.

Marcelo Cia
Diretor Influência no Grupo InPress



É diretor de marketing de influência do Grupo InPress, consultor de influência de empresas e professor do Influence Marketing Program do YouPix. Nas agências do Grupo InPress (Fleischmann, InPress, TBN e Critical Mass),comanda a estratégia e consultoria em influência para 60 empresas de diferentes segmentos da economia, para marcas como NuBank, Mattel, Ambev, Gallo, GSK, entre outras, tendo se especializado também em ações para cliente B2B e para setores regulados, como agronegócio, saúde, finanças e infantil. É formado em comunicação, com pós em Marketing Digital e MBA em Influência Digital. Foi por 14 anos diretor de redação de revistas, sites e jornais. Trabalha desde 2014 com Marketing de Influência.

 

PAINEL 3 – IA: ESTRATÉGIA E CRIATIVIDADE


19h às 20h15

Leila Gasparindo
CEO Grupo Trama Reputale



Fundadora do Grupo Trama Reputale, agência de comunicação integrada e relações públicas com 30 anos de atuação junto a empresas nacionais e internacionais. Pesquisadora e mestre em Ciência da Comunicação pela ECA-USP. É professora de pós-graduação, pós-graduada pelo GESTCORP-USP e bacharel em Jornalismo pela PUC-SP. Estuda a cultura de inovação e é autora de livros e artigos sobre comunicação e branding. Atua como palestrante e conselheira estratégica de executivos, tendo conduzido mais de 500 media trainings no Brasil. Foi também uma das fundadoras da Abracom.

Nathalie Folco
VP, Head Digital Latam Edelman



Nathalie tem mais de 15 anos de experiência no setor de comunicação e marketing, tendo trabalhado em agências como Weber Shandwick, Ágora e The Juju. Em suas experiências recentes, atendeu clientes como BlackRock, Booking.com, Didi/99, Dow, FedEx, Microsoft, Novartis, The Coca-Cola Company, Unilever, entre outros. Ao longo de sua carreira, Nathalie liderou equipes de Inteligência de Dados, Conteúdo Digital, Criação e Mídia Paga, supervisionando projetos multidisciplinares que utilizam inovação, tecnologia, ciência de dados e estratégia digital para solucionar problemas de negócios dos clientes. Parte da liderança da Edelman Brasil desde 2022, Nathalie atua na empresa como Head de Digital para América Latina, além de supervisionar a operação local de Mídia Paga.

Renata Marins
Diretora Estratégia e Analytics da Weber Shandwick



Renata Marins, que hoje dirige as práticas de Estratégia e Analytics na Weber Shandwick Brasil, tem 14 anos de experiência no mercado de comunicação – durante os quais atuou em projetos para grandes marcas de segmentos variados (Ambev, BRF, Itaú, Natura, Ocyan, Raízen, Turma da Mônica, Warner Bros. Discovery, entre outras). É formada em jornalismo, pós-graduada em design editorial, se especializou em Neurociências Aplicadas ao Consumo e Marketing Digital, e conta com MBA em Data Science & Analytics. Ama conhecer coisas novas e trocas boas ideias. Já passou por todas as regiões do Brasil e esteve em 18 países.

Rodolfo Araújo
Vice-Presidente da Weber Shandwick



Rodolfo Araújo é pai do Vinicius, jornalista, mestre em comunicação e semiótica pela PUC/SP, professor e psicanalista. Com 25 de experiência em projetos privados, públicos e no terceiro setor, lidera a operação regional da United Minds, consultoria especializada em cultura organizacional e também supervisiona as equipes de estratégia e analytics no The Weber Shandwick Collective. É autor e co-autor de livros sobre marca e comunicação, além de pós-graduado em literatura e escrita criativa pelo Instituto Vera Cruz.

 

PAINEL 4 – IA: FUTURO DO TRABALHO E COMPETÊNCIAS


20h30 às 21h45

Giovanna Pieroni
Diretora de Produtos na FSB Holding e integrante do iaLAB



Giovanna Pieroni é diretora de produtos na FSB Holding, onde atua no iaLAB, hub de inovação e inteligência artificial. Lidera projetos que conectam dados, tecnologias emergentes e produtividade à tomada de decisão estratégica, estruturando soluções que aumentam a eficiência e a maturidade operacional das organizações. Com MBA em Business Intelligence & Analytics e certificação em AI Product & Strategy pelo MIT, sua trajetória combina comunicação, análise e gestão em setores como tecnologia, finanças, varejo, serviços essenciais e telecom. Entusiasta da aplicação ética das tecnologias exponenciais, acredita no poder da diversidade e da inovação como motores de transformação real.

Ricardo César
CEO e Presidente América Latina da Ideal Axicom



Ricardo Cesar é CEO e Presidente para a América Latina da Ideal Axicom e membro do Conselho Global da Axicom. Ele é um consultor sênior que desempenhou um papel fundamental na definição e implementação de estratégias de comunicação para renomadas empresas multinacionais como Google, Facebook, Nike, Nestlé, AbInbev, Ford, Monsanto/ Bayer, Spotify, Patria/Blackstone, entre outras. Iniciou sua carreira na década de 1990, na Microsoft, atuou como editor e correspondente em Londres para o IDG. Trabalhou também no Valor Econômico e na EXAME. Em setembro de 2007, tornou-se um dos sócios fundadores da Agência Ideal. Em 2015, a Ideal passou a fazer parte do grupo WPP. Desde setembro de 2022, a Ideal tornou-se uma marca global e, em maio de 2024, a companhia combinou seus negócios com a Axicom, tornando-se a IDEAL AXICOM. Formado em Comunicação (Jornalismo) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA - USP) e pós-graduado em Gestão de Comunicação de Mercado pela FGV-EAESP.

Rosa Vanzella
CEO Grupo Burson



CEO da Burson Brasil, com mais de 30 anos de experiência em comunicação, atuando em redações, agências e diversos setores, incluindo Alimentos e Bebidas, Varejo, Turismo, Serviços Financeiros, Saúde, Imobiliário, Petróleo e Gás, Educação e Automotivo. Sua trajetória também inclui cargos na comunicação do setor público, como no Governo do Estado de São Paulo, na Prefeitura de Salvador e no Ministério da Saúde. Sob a liderança de Rosa, a Burson Brasil passou por um processo estratégico de integração entre a marca global e a marca brasileira Máquina, consolidando-se como um dos quatro maiores grupos de relações públicas do país. Graduada em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero e especialista em Gestão da Comunicação Corporativa pela Fundação Dom Cabral. Nomeada co-CEO do Grupo BCW Brasil (marcas BCW e Máquina) em junho de 2018 e, em junho de 2024, assumiu o cargo de CEO do Grupo Burson Brasil. Desde 2023, atua como Vice-Presidente da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação.

PROGRAMAÇÃO OFICINAS
OFICINA 1
Re:Programa - IA, Produção e Criatividade


HORÁRIO: 11h30 às 13h
LOCAL: Laboratório de Redação 1 (5º andar)
SINOPSE: mais do que aprender novas ferramentas, a proposta da oficina é RE:Programar a forma como trabalhamos, criamos e nos comunicamos, conectando o uso das tecnologias com criatividade e impacto real nas entregas para projetos e clientes. Você vai entender, na prática, a importância dos prompts, do papel humano durante todo o processo e do pensamento de IA desde o início da tarefa visando resultados finais melhores e mais estratégicos.
COM: Kalil Blanco – Diretor de Transformação Digital do Grupo Trama Reputale



Graduado em Relações Públicas com MBA pela FGV, extensão em Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia – Irvine e especializações em Marketing Digital Avançado pela Digital House - Brasil e em Transformação Digital pelo Massachussets Institute of Technology - MIT. É professor universitário e foi conselheiro do CONRERP SP/PR 2ª Região. No Grupo Trama Reputale, atua como Diretor de Transformação Digital e Comunicação Integrada, liderando o atendimento de contas como Tate & Lyle Brasil, Amanco-Wavin, Jonhson & Jonhson Innovative Medicine, bp, Seagems, bp bioenergy, Midea-Carrier e Fundação Grupo Volkswagen.

 

OFICINA 2
As histórias que os dados contam: Como transformar números em narrativas


HORÁRIO: 11h30 às 13h
LOCAL: Laboratório de Edição 4 (5º andar)
SINOPSE: Em um cenário onde decisões estratégicas precisam ser cada vez mais rápidas e embasadas, o uso inteligente de dados é essencial. Neste workshop, vamos explorar como potencializar o monitoramento, a mensuração e a análise de dados na comunicação.
COM: Elaine Andrade, gerente de Inteligência de dados da CDN



Com duas décadas de experiência em comunicação, é especialista em jornalismo de dados, comunicação empresarial e análise de mídias.
É responsável pelo núcleo de consumo e varejo da área de inteligência de dados da CDN, com foco em análise de imagem e reputação das marcas na imprensa e nos canais digitais.
Atua no diagnóstico de comunicação e crise, desenvolvimento de KPIs, mensuração de resultados e projeção de tendências.
Formada em Comunicação Social, desenvolveu-se também nas áreas de relações econômicas internacionais, comunicação interna e gestão de pessoas.
Atuou na mídia impressa e possui experiência em diferentes campos, incluindo comércio, infraestrutura, saúde, seguro e setor financeiro. Tem na carteira de atendimento clientes como Nestlé, Itaú, Santander, Instituto Unibanco, Boehringer, Whirlpool, Embraco, ABIA, Pfizer, Odebrecht, CNSeg, HC e LATAM.

 

OFICINA 3
ROI para além do clipping: IA e BI integradas no PR


HORÁRIO: 11h30 às 13h
LOCAL: Sala 15 (5º andar)
SINOPSE: Vinham sendo constatadas falhas na valoração do clipping fornecido pelas ferramentas. Valores muitas vezes desajustados da realidade. A necessidade foi criar uma ferramenta de Business Intelligence para otimizar a análise de veiculação dos clientes de PR de forma mais fidedigna e com índices inteligentes que levam em conta diversos fatores além do ROI de veiculação. Para melhorar a análise, os dados são ponderados por Inteligência Artificial gerando insights.
COM: Thiago Almada Sódio-fundador e diretor de operações da Apex Comunicação



Sócio-fundador e diretor de operações da Apex Comunicação. Responsável por projetos de PR e digital PR para clientes como Eletronuclear, ANAC e Liquigás e startups como Agilize, Cálculo Jurídico e Nex Energy.

Leonardo Fagundes Sócio-fundador e CEO da Apex Comunicação



Sócio-fundador e CEO da Apex Comunicação. Jornalista com especialização em Marketing e Planejamento Estratégico. Já atuou em projetos de comunicação para empresas como Sicredi, GVT, CROSP, Inca, entre outros.

 

OFICINA 4
Como a IA está transformando o gerenciamento de crises


HORÁRIO: 11h30 às 13h
LOCAL: Sala 16 (5º andar)
SINOPSE: Nesta oficina, vamos abordar como a inteligência artificial tem se mostrado uma aliada na análise de dados em momentos de crise e na otimização de insights para tomada de decisões.
COM: Marcelo Cia Diretor Marketing Influência Grupo InPress



É diretor de marketing de influência do Grupo InPress, consultor de influência de empresas e professor do Influence Marketing Program do YouPix. Nas agências do Grupo InPress (Fleischmann, InPress, TBN e Critical Mass),comanda a estratégia e consultoria em influência para 60 empresas de diferentes segmentos da economia, para marcas como NuBank, Mattel, Ambev, Gallo, GSK, entre outras, tendo se especializado também em ações para cliente B2B e para setores regulados, como agronegócio, saúde, finanças e infantil. É formado em comunicação, com pós em Marketing Digital e MBA em Influência Digital. Foi por 14 anos diretor de redação de revistas, sites e jornais. Trabalha desde 2014 com Marketing de Influência.

 

OFICINA 5* 
Como a imprensa cobre tecnologia? Estratégias de assessoria.


*Exclusiva para alunos Faculdade Cásper Líbero
HORÁRIO: 17h às 18h30
LOCAL: Laboratório de Redação 1 (5º andar)
SINOPSE: Como jornalistas brasileiros cobrem tecnologia e indicar estratégias para a produção de pautas realmente atraentes.
Vale lembrar que, atualmente, chegar a jornalistas de veículos tier 1 tem sido um desafio, considerando o enxugamento de redações e o volume de e-mails que estes veículos recebem todos os dias. Por isso, ter pautas assertivas faz total diferença nos resultados que serão entregues a clientes do setor
COM: Carolina Garcia - Gerente de Estratégia na Sing Comunicação



Desde 2017, integra a equipe da Sing Comunicação, onde atua no desenvolvimento de estratégias de comunicação para empresas das áreas de negócios B2C e B2B, tecnologia, games e sites de relacionamento. Desde 2021, exerce a função de gestora de equipes, conduzindo projetos estratégicos e liderando profissionais em diferentes frentes de comunicação. A partir de 2024 esteve à frente da expansão da agência para a América Latina, passando a gerenciar diretamente a comunicação no México, em países do Cone Sul e no Brasil. Possui ampla experiência na criação e execução de estratégias de PR, com ações que envolvem relacionamento com influenciadores, negociação e desenvolvimento de iniciativas para awareness de marca e organização de eventos. É formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo.

Luiz Valloto – Coordenador Atendimento na Sing Comunicação



Luiz Valloto é jornalista, formado pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação em 2015, com mais de 10 anos de experiência em comunicação corporativa e PR. Desde o início de sua carreira, em 2012, desenvolveu sólida expertise em consultoria de comunicação, relacionamento com a imprensa e influenciadores, gestão de crises, organização de eventos, social media e criação de conteúdo. Atualmente, coordena atendimentos na Sing Comunicação, liderando projetos estratégicos para empresas dos setores de tecnologia, educação e empreendedorismo.

 

OFICINA 6
HELP, not Hype: Inteligência Artificial Generativa e Aplicada para Resolução de Problemas em Comunicação


HORÁRIO: 17h às 18h30
LOCAL: Laboratório de Edição 4 (5º andar)

SINOPSE: Uma experiência mão na massa para estudantes de comunicação e early adopters explorarem como a Inteligência Artificial pode ser aplicada para resolver problemas simples e complexos. Mais do que aprender ferramentas isoladas, os participantes serão guiados a integrar recursos como Gemini, NotebookLM e Google AI Studio em fluxos criativos e funcionais, desde análises de sentimentos de notícias, criação de landing pages, criação de textos, imagens e vídeos, análise de conteúdo e até criação de podcasts automatizados.
O objetivo é claro: aprender fazendo. Ao final, cada participante estará habilitado a usar a IA de forma prática e estratégica no trabalho e nos projetos, transformando conhecimento em soluções reais.
COM: Giovanna Pieroni – Diretora Produtos na FSB Holding



Giovanna Pieroni é diretora de produtos na FSB Holding, onde atua no iaLAB, hub de inovação e inteligência artificial. Lidera projetos que conectam dados, tecnologias emergentes e produtividade à tomada de decisão estratégica, estruturando soluções que aumentam a eficiência e a maturidade operacional das organizações. Com MBA em Business Intelligence & Analytics e certificação em AI Product & Strategy pelo MIT, sua trajetória combina comunicação, análise e gestão em setores como tecnologia, finanças, varejo, serviços essenciais e telecom. Entusiasta da aplicação ética das tecnologias exponenciais, acredita no poder da diversidade e da inovação como motores de transformação real.

 

OFICINA 7
IA: Da investigação para reportagem à gestão de crise


HORÁRIO: 17h às 18h30
LOCAL: Laboratório de Redação 2 (5º andar)
SINOPSE: Nesta oficina, os estudantes irão desenvolver, com uso de bancos de dados reais, técnicas de Open Source Intelligence (Osint) e inteligência artificial (IA), a "investigação" sobre empresas e outras entidades com potencial para a produção de uma reportagem. E, em outra perspectiva, planejar estratégias de como pode ser feita a respectiva gestão da crise. Caso a reportagem fosse publicada, como aumentar a transparência ativa da organização e produzir uma nota à imprensa com o apoio de IA.
COM: Prof. Eduardo Nunomura – Faculdade Cásper Líbero



Eduardo Nunomura é professor da graduação e da pós lato sensu da Cásper Líbero desde 2016, onde atua também como editor-chefe da revista CÁSPER. É mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), integrante do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à ECA e ao IEA. Formado primeiro em Ciência da Computação pela USP, mesma instituição onde se graduou em Jornalismo no ano de 1995. Tem passagens como redator, editor e repórter e editor especial de veículos como Folha de S.Paulo, Estadão, Veja, CartaCapital e Amazônia Real. É ainda editor do site de jornalismo cultural Farofafá.

 

OFICINA 8
Escuta dos públicos: o que a IA ainda não consegue entregar


HORÁRIO: 17h às 18h30
LOCAL: Sala 15 (5º andar)
SINOPSE: Como compreender e engajar diversos públicos para sustentabilidade no contexto digital? O caso prático do Sistema Campo Limpo sobre o que IA ainda não consegue entregar para diagnóstico e estratégias de transformação social.
O Sistema Campo Limpo vive um novo momento institucional marcado pelo reposicionamento estratégico que deu origem à assinatura “Por um destino melhor”, refletindo o compromisso coletivo dos elos da cadeia agrícola com a sustentabilidade. A mudança partiu do diagnóstico de que era preciso fortalecer o senso de pertencimento entre os participantes — agricultores, revendas, recicladoras, indústria e poder público — para ampliar o protagonismo de cada um dentro do Sistema. Em um tempo guiado pela tecnologia, o Sistema optou por valorizar um princípio humano e essencial: pertencer. Os alunos poderão compreender e vivenciar as ações de escuta, que culminaram com um plano de ação para engajamento.
COM: Talyta Santos Morais – Coordenadora do inpEV (Agência LVBA)



Formada em Relações Públicas pela Casper Líbero, e com 16 anos de experiência em Branding, coordenou ações e áreas de comunicação, marketing digital, comunicação interna e responsabilidade social corporativa. Tem uma vivência de trabalhar em empresas no setor farmacêutico e em startups. No momento, está como coordenadora do inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias com o propósito de enaltecer projetos Brasileiros que estão à frente em sustentabilidade e ESG.

Público

Alunos de graduação, pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero e participantes externos. Vagas limitadas.

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