O Edição Extra é um programa de TV em formato de revista eletrônica que discute e aprofunda temas sobre Comunicação. É realizado pela equipe da Produtora Experimental Audiovisual, formada por estudantes dos cursos de Audiovisual e de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, que vivenciam as etapas de pauta, produção, roteiro, gravação em estúdio e em externa, apresentação, edição, sonorização e finalização. Os estudantes contam com supervisão pedagógica de um professor e acompanhamento de profissionais especializados em audiovisual.
O programa é transmitido pela TV Gazeta no fim de noite do primeiro domingo de cada mês, em televisão aberta e em rede nacional. Trata-se do mais longevo programa produzido por universitários exibido em TV aberta: está no ar desde 1996.
O Edição Extra de setembro apresenta a Pós-Graduação e a empregabilidade, a Inteligência Artificial nas produções audiovisuais e as Fake news e Ética no Jornalismo Digital.
A primeira reportagem do Edição Extra de setembro mostra a importância da Pós-Graduação na trajetória profissional, enfatizando como a especialização contribui para o destaque no mercado e para a realização de networking. Jefferson Mariano, professor de economia da Faculdade Cásper Líbero e analista do IBGE; Tânia Pinto, coordenadora dos cursos de pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero, Alexandre Sayad, jornalista, escritor e educador especializado em direitos humanos; Luca Castilho, aluno de pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, CarolinaTzanno, gerente sênior de RH da “Redarbor Brasil”, grupo dono da “Catho”, e Ricardo Nóbrega, ex-aluno de comunicação organizacional da Faculdade Cásper Líbero, falam sobre o papel da Pós-Graduação para impulsionar a carreira profissional e como demonstrar interesse pelo aprendizado contínuo pode ser um diferencial para os profissionais.
O segundo bloco traz a matéria “Inteligência Artificial em Produções Audiovisuais”, para discutir o uso destas ferramentas no processo de produção de conteúdos no formato audiovisual, bem como alertar sobre a circulação de deepfakes. Fernando Moreira, professor em comunicação e consultor em tecnologia; Felipe Andrade, vice-presidente de vendas do CIS Group; Marcio Carneiro, coordenador do grupo de Inteligência Artificial da SetExpo; Guilherme Castelo Branco, diretor da Phase Engenharia e Cristiano Stuani, consultor de Inteligência Artificial, mostram como a Inteligência Artificial pode facilitar o processo de criação de materiais audiovisuais, além de oferecer insights para a produção de conteúdos.
A última reportagem, “Fake News e Ética no Jornalismo Digital”, discute os desafios enfrentados pelo jornalismo digital em contextos de produção de fake news, além de abordar como a falta de regulamentação das redes sociais contribui para a disseminação de notícias falsas. Leandro Santos, jornalista; João Victor Rozatti, professor e advogado; Thiago Tanji, presidente do Sindicato dos Jornalistas; Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas; Humberto Candill, professor de “Jornalismo” da Faculdade Cásper Líbero e André Faustino, professor e advogado, falam sobre o papel do jornalismo digital no combate à desinformação e discutem a importância da educação midiática para facilitar o reconhecimento de informações falsas.