Em agosto de 2025, a Faculdade Cásper Líbero anunciou a mudança de nome do curso Rádio, TV e Internet, que passou a se chamar Audiovisual. Para atender às demandas do mercado, a alteração de nome abrange a dimensão da formação no contexto de produção de conteúdos multiplataformas mantendo a essência e a qualidade do ensino na Cásper.
Ainda que o curso de Audiovisual busque formar profissionais capazes de produzir conteúdos sonoros e visuais, a graduação na Cásper Líbero se diferencia das demais. Com disciplinas como Antropologia, Filosofia, Sociologia e Teorias da Comunicação, os casperianos recebem uma formação humanística que se preocupa com questões sociais. Ademais, os estudantes recebem o incentivo de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio de projetos extensionistas e atividades extracurriculares, efetuados através do acesso ao pacote Adobe e às ilhas de edição com computadores Macintosh.
Nesse sentido, os casperianos apresentam a oportunidade de vivenciar o aprendizado de forma prática, imersiva e integrada. Devido ao acesso aos estúdios Full HD e 4K, os alunos de Audiovisual podem produzir conteúdos que estimulem as habilidades de roteirização, captação e edição. Ademais, o aprendizado não se restringe ao ambiente acadêmico da faculdade, visto que o curso possui parcerias com:
Desta forma, o curso de Audiovisual capacita comunicadores que estendem o aprendizado para além das aulas e das telas. Na Cásper, a graduação atende aos pilares: conteúdo, linguagem, técnica e gestão. A primeira destas vertentes valoriza a inovação profissional, enquanto as demais desejam, respectivamente, explorar recursos narrativos, habilidades de gravação e transmissão, assim como estimular a liderança.
Entre as vantagens de cursar a graduação na Faculdade Cásper Líbero está o alto índice de empregabilidade entre os estudantes, inclusive os de Audiovisual. Os profissionais de audiovisual apresentam um vasto campo de atuação no mercado, mas é válido ressaltar que as experiências na área são adquiridas muito antes da conclusão do curso.
Durante a formação na Cásper, os alunos podem estagiar no Núcleo de Mídias Digitais e na TV Gazeta e no Gazeta Esportiva. Além disso, os casperianos têm a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos nos órgãos laboratoriais da faculdade. Devido ao acesso aos estúdios áudio, rádio e vídeo e TV, os alunos podem atuar na produção de programas na Rádio Gazeta Online, bem como participar da Produtora Experimental Audiovisual e contribuir para a elaboração do Edição Extra, programa veiculado mensalmente na TV Gazeta.
Outras formas de atuação para os estudantes de Audiovisual são a produção de textos para as revistas Cásper e Esquinas, além da organização de atividades e eventos com o Laboratório de Opinião Pública.
Desse modo, as experiências adquiridas em ambiente acadêmico contribuem para a formação de comunicadores versáteis e que atendem às demandas do mercado. Nesse sentido, os profissionais de audiovisual formados pela Faculdade Cásper Líbero apresentam a capacidade para atuar em funções das áreas de roteiro, produção, captação de áudio e vídeo, edição, direção, produção executiva e programação.
Com o diploma em Audiovisual, os comunicadores podem trabalhar com TV, cinema, plataformas de streamings, redes sociais, emissoras de rádio e produtoras de conteúdos em áudio e em vídeo. Logo, estes profissionais podem roteirizar, produzir, gravar, editar e dirigir filmes, séries, documentários, podcasts, videoclipes, vídeos publicitários, programas esportivos e muito mais!
Gostou de conhecer o curso de Audiovisual da Faculdade Cásper Líbero? Acesse o site e descubra mais sobre a linguagem audiovisual!