A casperiana Tainá Kfoury, egressa do curso de Publicidade e Propaganda, conquistou a bolsa de mestrado “Global Korean Scholarship for Graduate” em Konkuk University, na Coreia do Sul. A aquisição ocorreu após o reconhecimento da excelência de seu Trabalho de Conclusão de Curso, no qual Tainá discorre sobre o alinhamento da cultura sul-coreana com o mercado publicitário brasileiro.

O estudo e as fronteiras: como o conhecimento ultrapassa os limites geográficos?

No TCC “O Consumo Publicitário de Soju na Coreia do Sul: Potencialidades Comunicacionais para o Consumo no Brasil”, orientado pelo professor Wesley Moreira, Tainá Kfoury analisa o Hallyu (onda sul-coreana no planeta) e seus impactos na economia global. A publicitária introduz rapidamente as manifestações culturais sul-coreanas, como o K-POP, até chegar no foco principal de sua pesquisa: o Soju.

Ao relacionar o consumo dessa bebida tradicional com a economia brasileira, a casperiana problematiza a inserção deste produto na publicidade e cotidiano nacionais. Em entrevista à Faculdade Cásper Líbero, Tainá Kfoury destacou que o tema de seu projeto busca estreitar os laços entre os dois países:

Tendemos a frisar nossas diferenças. No entanto, há várias semelhanças (…) decidi “dar um rosto” a esses pontos”, afirma a entrevistada.

Nesse sentido, Tainá comentou que o reconhecimento cultural pode incentivar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, assim como formar profissionais com amplas visões de mundo. Além disso, a casperiana afirmou que estas pesquisas contribuem para a aquisição de bolsas no exterior e, consequentemente, o contato com inúmeras formas de pensamento.

É uma oportunidade de entrar em contato com diferentes ideais, formas e olhares para a comunicação”, ressalta a casperiana.

Ao longo da entrevista, a egressa detalhou o processo desafiador vivido e como os objetivos traçados com o seu orientador foram fundamentais para a conquista. Paralelamente, em entrevista à Faculdade Cásper Líbero, Wesley exaltou a jornada emocionante de Tainá e como o seu comprometimento contribuiu com a orientação.

Além disso, o professor ainda comentou que a conquista da publicitária incentiva o combate a estigmas relacionados a trabalhos teóricos na comunicação:

Embora trabalhos empíricos possam ser complexos, arriscados e desafiadores, são necessários para a inovação e o avanço da ciência no campo da comunicação”.

Por fim, Wesley Moreira ressaltou que a Faculdade Cásper Líbero foi um dos agentes responsáveis por esta conquista. De acordo com o professor, a instituição oferece autonomia e liberdade para alunos e professores durante a produção deste tipo de pesquisa.

taina 1
taina 2
taina 3
taina 4
IMG_2099
IMG_2091
previous arrow
next arrow
taina 1
taina 2
taina 3
taina 4
IMG_2099
IMG_2091
previous arrow
next arrow
Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp