Para os amantes de música, não existe nada melhor que o sentimento de estar junto a outros fãs e assistir ao seu artista favorito ao vivo.
Nas últimas décadas, o público brasileiro marca presença em festivais de música como The Town e Lollapalooza. Diante desse cenário, os visitantes comparecem nestes eventos não só pela música em si, mas também pela experiência. Assim, o pacote completo promete o encontro com seus artistas favoritos, além de conhecer novas pessoas, e até ganhar brindes em estandes de marcas.
Em festivais como esses, o marketing faz um papel crucial nos bastidores, garantindo que todos possam ter a melhor experiência possível. Então, como é fazer parte desse mundo tão cobiçado?
O novo episódio do Central 900, apresentado por Marina Orfali, explora o marketing no mundo dos festivais de música com a presença de Caroline Fincatti, casperiana de Relações Públicas e executiva de contas dos festivais como Lollapalooza Brasil, The Town e Rock in Rio, e Daniela Miranda, mestra em comportamento do consumidor, head de mídias integradas e professora de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero.
Durante os últimos anos, eventos presenciais como festivais de música têm se tornado, acima de tudo, uma experiência única de vivência. Afinal, qual é o motivo desse aumento de interesse?
Do ponto de vista publicitário, Daniela revela que a habilidade de uma marca se conectar emocionalmente com seu público é um fator diferencial para uma campanha de sucesso.
“É um dia mágico para elas (o público), e se a marca consegue entrar nesse momento de forma muito relevante e orgânica, (…) você tem aí uma super combinação.”, explica Daniela.
Além da marca conquistar um retorno financeiro com essas parcerias, ela também ganha um reconhecimento de imagem entre milhões de pessoas.
Daniela cita o banco Itaú, que providenciou pulseiras que brilhavam em sincronia às músicas durante uma edição do Rock in Rio, tornando a experiência, ao todo, mais inesquecível.
É inegável que festivais de música são eventos altamente cobiçados pelo público jovem, e marcas têm aproveitado isso para realizar um processo de rejuvenescimento com suas parcerias.
Caroline explica que empresas, como bancos, vistos sobretudo como inacessíveis para as gerações mais novas, realizam campanhas em festivais como Lollapalooza para se aproximarem dos jovens, conquistando um novo ponto de vista para suas imagens.
“Quando você vai em um festival, é uma experiência. (…) Então, são possibilidades das marcas aproveitarem isso e fazerem ativações para realmente engajar, para captar público.”, conclui Caroline.
Caroline conclui que é necessário que marcas saibam quais objetivos querem conquistar com suas campanhas, e que seus critérios podem influenciar diretamente no festival desejado.
Os festivais de música fazem parte de memórias inesquecíveis de milhares de pessoas, e o mundo do marketing está diretamente entrelaçado com esses eventos.
Divulgação de line-ups, organização de patrocinadores por palcos, e até a concepção e distribuição de brindes para o público. A publicidade, acima de tudo, assume o papel protagonista em garantir que tudo ocorra dentro do esperado.
Para os que querem saber tudo sobre os bastidores, o episódio do Central 900 traz os detalhes sobre como é fazer parte desse mundo. Confira mais sobre a conversa, assistindo ao episódio completo: