A primeira edição do Programa de Diversidade em Jornalismo da Bloomberg – Brasil 2025 foi encerrada na tarde de domingo (3 de agosto) com uma destacada participação dos estudantes brasileiros. A imersão em jornalismo econômico, iniciada na sexta-feira, promoveu a diversidade e o desenvolvimento de novos talentos para as redações brasileiras.
Fruto de uma parceria estratégica entre a Bloomberg, a Universidade da Carolina do Norte (UNC) e a Faculdade Cásper Líbero, o programa ofereceu uma programação com workshops sobre técnicas de entrevista, a utilização do sofisticado Terminal Bloomberg e sessões aprofundadas sobre como “Pensar como um Jornalista de Negócios”, “Padrões Éticos para Jornalistas”, e a cobertura de temas-chave como inflação, o jornalismo climático, a política no Brasil e a dinâmica dos mercados. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar e aplicar o aprendizado em aulas na redação da Bloomberg News, em São Paulo.

– Alunos participam de encontro com jornalista Andy Rosati, da Bloomberg. (Créditos da imagem: Caco Parise)
Os 13 estudantes de jornalismo selecionados – entre eles, quatro casperianos – tiveram encontros com profissionais da Bloomberg e professores da Cásper. Questionadores, curiosos e bem-informados, eles chamaram a atenção da diretora Sonali Pathirana, editor-executiva da Bloomberg News e diretora do Programa. “Fiquei muito impressionada com a qualidade dos estudantes brasileiros.” Ela observou que eles “possuem fundamentos econômicos e financeiros básicos mais do que esperava e do que vi em alguns outros programas que faço em outras partes do mundo”. A Bloomberg já realiza, com a UNC, versões do programa nos Estados Unidos e na Inglaterra.
“Os estudantes brasileiros se envolvem com conceitos de Banco Central e inflação e são capazes de falar sobre o impacto desses em suas vidas de uma forma que parece mais familiar e prática do que em algumas das outras regiões em que ensinei o programa”, destacou Sonali. A diretora ressaltou ainda a importância do alcance e da diversidade do programa. Ela expressou satisfação já que os selecionados vieram de “tantas partes do Brasil” – foram 411 candidatos, de 25 Estados brasileiros. “Estamos buscando a inclusão porque, quanto mais inclusivo for nosso jornalismo, mais forte será a nossa cobertura.”
O professor Adalton Diniz, diretor da Cásper Líbero, enfatizou o impacto educativo que experiência possibilitou: “Dois aspectos dessa iniciativa merecem destaque. Primeiro, o aprendizado sobre a prática do jornalismo econômico com o apoio e a orientação de uma instituição como a Bloomberg; e, segundo, o aprendizado da convivência em um ambiente diversificado que a vinda de estudantes de todo País e profissionais estrangeiros proporcionou”.
A participação ativa de Matthew Winkler, editor-chefe emérito e fundador da Bloomberg News e do programa, que veio especialmente ao Brasil, demonstrou o compromisso da agência com a iniciativa. Ele conduziu duas sessões para os estudantes, “Think Like a Business Journalist” e “Consumer Price Index and Brazil”, além de participar de uma conversa com Raul Reis, reitor da UNC. “O Brasil é uma sociedade altamente diversa, com economia e mercados financeiros em crescimento. Esperamos inspirar uma nova geração de estudantes a se tornarem jornalistas de negócios curiosos e comprometidos”, declarou.
A experiência foi amplamente elogiada pelos participantes, que compartilharam seu entusiasmo com a aprendizagem e o ambiente proporcionado. Alice Bastos, da UFMG, relatou ter aprendido “muitas coisas novas sobre economia, sobre o mercado, muitas coisas que eu não sabia e não sei quando teria a oportunidade de aprender. Então foi fantástico ter essa oportunidade e com certeza vai agregar muito para minha carreira”.
Para Miguel de Andrade Gonçalves, da ESPM-Rio, os dias foram “muito enriquecedores”, sendo uma oportunidade para “explorar essa afinidade com a economia e também conhecer mais sobre e quebrar alguns tabus”. Miguel elogiou a organização do evento, classificando-a como “implacável” e “muito cuidadoso assim nos detalhes”. Todos os custos foram cobertos pela organização.
Vinicius de Melo do Nascimento, de São Paulo, destacou que o programa foi “uma virada de chave para minha visão não só no jornalismo econômico de negócios em si, mas para minha jornada dentro do jornalismo também”, sentindo-se “muito acolhido”. Para João Gabriel Rosas Leitão, da Universidade Federal de Roraima, a experiência trouxe “uma outra perspectiva” sobre jornalismo financeiro. Ele considerou o programa “transformador em todos os sentidos, tanto pessoal como profissionalmente”, “para dizer o mínimo”.
Kyle Winters, diretor de Programas Globais, Imersivos e Profissionais da UNC resumiu o fim de semana como “incrível” e notou uma camaradagem e união excepcionais entre os estudantes brasileiros, algo que se destacou em comparação com as versões anteriores do programa. “Os estudantes do Reino Unido e dos EUA demoraram mais para criar laços. Então, é interessante para mim ver isso, tendo participado dos três programas. E eles foram tão acolhedores comigo”, celebrou.
Professores da Cásper também participaram de forma ativa no programa. Jefferson Mariano, que atua no IBGE e leciona disciplinas socioeconômicas na Faculdade, foi entrevistado em uma simulação de coletiva de imprensa, com apoio de Lorena Vieira, que integrou ainda a oficina de escrita sobre empresas, ao lado da coordenadora do curso de Jornalismo, Deisy Feitosa. Eduardo Nunomura enriqueceu a oficina de escrita sobre mercados, ao lado de Daniela Milanese, da Bloomberg e casperiana.

Matthew Winkler, editor-chefe emérito e fundador da Bloomberg News, em encontro com professores da Cásper Líbero e da Universidade Carolina do Norte. (Créditos da imagem: Caco Parise)
“Para nós, professores da Faculdade Cásper Líbero, é um orgulho imenso colaborar com a edição 2025 do Programa de Diversidade em Jornalismo da Bloomberg, especialmente por ser a primeira realizada no Brasil. Não há dúvida de que é uma iniciativa de enorme relevância e impacto, ao reunir jovens talentos de diferentes regiões do País e lugares de fala e contribuir diretamente para a formação de uma nova geração de jornalistas comprometidos com a diversidade e com a cobertura qualificada e acessível de temas voltados à economia”, arrematou Deisy Feitosa.
Acontece na Cásper
Faculdade Cásper Líbero realiza evento “O Resgate de História Negra pelos Bairros de São Paulo” com coletivo AfriCásper
Faculdade Cásper Líbero lança projeto de jornalismo econômico, em parceira com a Bloomberg e a Universidade da Carolina do Norte (EUA)

