Comunicar é um ato que ultrapassa a mera troca de informações. A habilidade de comunicação é responsável pelos fenômenos de troca e conexão com os demais, além de contribuir com a socialização. Nesse sentido, a necessidade de estabelecer uma comunicação efetiva é fundamental para inúmeras áreas da vida humana, como no ambiente empresarial.

Dessa forma, companhias investem grande parte de seus recursos em diferentes tipos de comunicação interna, com o objetivo de promover o engajamento dos funcionários. Através da transmissão de informações, empresas conseguem disseminar discussões sobre projetos e os valores culturais internos da instituição. No entanto, a linguagem adotada deve ser simples e direta, a fim de não causar a incompreensão e afastar os colaboradores.

Para aprofundar o debate sobre a comunicação interna, a Faculdade Cásper Líbero desenvolveu o Curso de Curta Duração “Gestão Estratégica da Comunicação Interna”. Ministrado pela professora Thatiana Cappellano, relações-públicas e mestre em Ciências Sociais, o curso oferece aulas imersivas sobre como gerir a comunicação interna de uma empresa e quais estratégias adotar para a efetividade comunicacional.

Do micro ao macro: é possível facilitar a linguagem burocrática corporativa?

Como exposto previamente, a comunicação interna apresenta diferenciações para garantir uma gestão empresarial que supra as necessidades de todos os setores corporativos. Dessa forma, esta vertente se divide em informal e administrativa, apresentando modos de informar distintos, mas com objetivos comunicacionais semelhantes.

A comunicação interna informal direciona-se para o engajamento dos funcionários. Adotando uma linguagem simples e atraente, o objetivo principal é facilitar a circulação de informações, como a apresentação de projetos e ideias. Ademais, é válido ressaltar que esse formato comunicacional busca motivar e integrar equipes a partir dos valores internos defendidos pela empresa.

“Essa comunicação é muito mais interessante, atraente e rápida (…), porque ela acontece em todos os níveis. Todo mundo fala com todo mundo”, afirma a professora Thatiana Cappellano.

Comunicadores responsáveis por este setor corporativo podem explorar inúmeros meios de disseminação da comunicação interna. Além do diálogo entre os colaboradores, as notícias institucionais podem ser transmitidas através de boletins informativos, podcasts, programas de rádio, jornais, entre outros meios.

Porém, é importante lembrar que o objetivo principal é estabelecer uma comunicação eficiente, ou seja, a mensagem deve valorizada em relação ao meio.

“Não devemos priorizar a escolha do canal. Devemos primeiro entender o porquê de estarmos fazendo essa comunicação”, completa a professora.

Para além de informar, é preciso comunicar

A comunicação interna, além de possibilitar o diálogo individual, é responsável por unir áreas de uma empresa que dificilmente conversariam entre si. Interligando áreas como Recursos Humanos, Financeiro, Comercial e Operacional, a comunicação interna administrativa garante a concretização de projetos e metas em uma empresa.

Ainda que o conteúdo apresentado por essa linguagem seja relevante, a compreensão, muitas vezes, acaba sendo limitada e pouco difundida pelos funcionários. Ao adotar um tom exclusivamente informativo, a comunicação interna administrativa é utilizada em documentos oficiais e normas institucionais, sendo poucas vezes entendida devido ao seu caráter burocrático e hierarquizado.

“O problema não é o conteúdo, mas sim, o formato”, completou a mestre em Ciências Sociais sobre materiais produzidos de forma fria e pouco chamativa para informar sobre a rotina de gestão da companhia.

Dessa forma, torna-se evidente que as narrativas corporativas precisam aproximar os colaboradores com temáticas cativantes, mas acima de tudo, com uma linguagem simples e dinâmica. A fim de tornar a comunicação interna mais efetiva e formar profissionais humanistas capazes de identificar as necessidades dos componentes empresariais, a Faculdade Cásper Líbero oferece o Curso de Curta Duração “Gestão Estratégica da Comunicação Interna”, para você se destacar no mercado da melhor forma.

Não perca a oportunidade de garantir a sua vaga! Inscreva-se através do nosso site.

 

Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp