A Faculdade Cásper Líbero realizou, na última quinta-feira (22), evento de comemoração aos 30 anos da Revista Esquinas, maior revista laboratorial da América Latina. A palestra foi dividida em três blocos, os quais contaram com uma conversa com o documentarista Leonardo Brant, a exibição do documentário “Sozinhos: A Vila Cenográfica de Paranapiacaba” – produzido pelos atuais integrantes da Revista Esquinas – e uma mesa-redonda com os jornalistas e ex-casperianos Marcella Centofani, Marcelo Sakate, Mauro Albano e Alessandro Jodar.

A abertura do evento foi marcada pelo bate-papo com o documentarista e diretor de “Comida Para Quem Precisa” e “Varandas”, Leonardo Brant. Durante a conversa, o profissional compartilhou a sua vasta experiência na produção audiovisual e relacionou o gênero documental com o jornalismo, ao comentar sobre a importância de se contar histórias e trazer personagens reais para o imaginário social.

Dentre as mudanças provocadas pela sua linguagem documentária, Brant trouxe como exemplo para o público a implementação de um sistema hidráulico para uma comunidade, após o seu documentário denunciar a ausência de água encanada para aquela população. Ao final de sua participação, Leonardo Brant respondeu a perguntas feitas pelos alunos sobre evolução do audiovisual no Brasil e no mundo.

Documentarista Leonardo Brant compartilha as experiências adquiridas na carreira audiovisual.

 

Brant responde a perguntas elaboradas pelos casperianos.

 

O segundo bloco do evento contou com a exibição do documentário “Sozinhos: A Vila Cenográfica de Paranapiacaba”, dirigido e produzido pelos atuais integrantes da Revista Esquinas. Em uma produção imersiva e envolvente, os alunos abordam a cidade interiorana como o coração da história de São Paulo, que hoje vive de memórias e ruínas arquitetônicas. Ao compartilharem as histórias dos moradores da região, os estudantes obtiveram sucesso em transportar o público do teatro para as pequenas construções entorno da ferrovia.

Com um tom crítico à situação de Paranapiacaba, o documentário questiona o tratamento que a empresa responsável por privatizar a linha ferroviária dirige à população, assim como o esquecimento das histórias das famílias que passaram pela vila. “Sozinhos: A Vila Cenográfica de Paranapiacaba” é resultado de um projeto de quase dois anos, no qual nota-se a presença da bagagem adquirida pelos estudantes que passam pela Faculdade Cásper Líbero.

O terceiro e último bloco da palestra foi marcado pela mesa-redonda com os jornalistas e ex-caperianos Marcella Centofani, Marcelo Sakate, Mauro Albano e Alessandro Jodar, os quais contribuíram para a Revista Esquinas durante a graduação na Cásper. Durante esta parte final, os convidados debateram sobre as vantagens e desafios da carreira jornalística em um cenário dominado pelas redes sociais e a Inteligência Artificial.

Mesa-redonda reúne jornalistas e ex-casperianos que contribuíram para a Revistas Esquinas.

 

Marcelo Sakate, em sua fala, ressaltou a importância acerca do cuidado com o jornalismo declaratório, modalidade na qual o jornalista deixa sua opinião sobre determinado assunto prevalecer em relação a informação, visto que inúmeros profissionais passaram a realizar estas práticas nas redes sociais. Sakate ainda trouxe a questão dos influenciadores no jornalismo, afirmando que os jornalistas precisam saber desempenhar seus papéis de forma imparcial e ética, evitando “clickbait”, ou seja, o sensacionalismo para que conteúdos se tornem virais.

Em complemento às falas de Marcelo, Marcella Centofani discutiu a desinformação e como ela está aliada às demandas por “cliques”, afetando o trabalho jornalístico e prejudicando a qualidade da notícia. Para elucidar, Centofani comentou uma proposta recebida de elaboração de notícia sobre a “febre de bebês reborn”, a qual recusou por querer produzir um conteúdo de qualidade em vez de uma manchete chamativa e clicável.

Ao término do evento, os jornalistas comentaram sobre a importância da Revista Esquinas para a formação acadêmica e construção de portifólio, além de responderem algumas perguntas feitas pelos alunos, as quais direcionavam para o mercado de trabalho, necessidade da diversidade de conteúdos e as experiências adquiridas e dificuldades da atuação jornalística.

Convidados e atuais integrantes de Esquinas realizam um bate-papo sobre a importância da revista na carreira.

Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp