Desde 2018, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) entrega o Prêmio IMPA de Jornalismo. A iniciativa tem como objetivo estimular e reconhecer trabalhos jornalísticos de excelência que aproximam a Matemática, a Ciência e a Tecnologia da sociedade. Dividido em duas categorias, Matemática e Divulgação Científica, o concurso permite a participação de reportagens em TV, jornais, revistas, sites, rádios e podcasts. Os vencedores são selecionados por um júri de cientistas e jornalistas da área e recebem, além das honrarias, um prêmio em dinheiro.
Em 2024, o prêmio chega a sua 7ª edição, e os ganhadores foram anunciados. Na categoria Matemática, o primeiro lugar ficou com Leonardo Caparroz, que é aluno do 4° ano de jornalismo da Cásper Líbero, pela matéria “Em Busca da Verdadeira Aleatoriedade”, publicada na revista Superinteressante. Além disso, a vencedora da categoria Divulgação Científica foi uma reportagem do Fantástico, “Estudos clínicos com células Car-T trazem esperança para pacientes brasileiros com câncer”.
A matéria de Leonardo fala sobre como os computadores não conseguem gerar números realmente aleatórios. Então, cientistas da computação buscam transformar o caos da natureza em números aleatórios de verdade. Assim, é essa inventividade que garante a sua segurança digital.
Este ano, a cerimônia de premiação aconteceu no último dia 7 de setembro, no Festival Nacional da Matemática (FestMat) – um evento aberto ao público promovido pelo IMPA entre os dias 5 e 7 de setembro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Assim, os jornalistas vencedores de cada categoria participaram da mesa-redonda “Matemática e ciência são notícia!” – um bate-papo sobre a importância e desafios da divulgação científica no Brasil, em que comentaram o processo de apuração das reportagens vencedoras.
Acontece na Cásper
Jovens brasileiros brilham em Programa de Jornalismo da Bloomberg
Faculdade Cásper Líbero realiza evento “O Resgate de História Negra pelos Bairros de São Paulo” com coletivo AfriCásper
