INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2025 Fechar

Por Beatriz Moraes, jornalista do Núcleo de Mídias Digitais

Existe uma fórmula mágica para escrever um bom roteiro de ficção audiovisual? Primeiramente, na opinião de Bráulio Mantovani, roteirista indicado ao Oscar por “Cidade de Deus” e a mente por trás de “Tropa de Elite”, é a de que para além dos estilos pessoais, há sim regras gerais.

“Em princípio, a palavra drama vem do grego significa ação. (…) O personagem não é o que ele fala, é o que ele faz” – Bráulio Mantovani

Durante a palestra realizada pela Faculdade Cásper Líbero em 2022, Bráulio e Carolina Kotscho (roteirista de “Dois Filhos de Francisco”) conversaram sobre a carreira e refletiram sobre o que é essencial no desenvolvimento do texto. Aliás, para Carolina, o que tem que estar no papel é tudo o que está na tela e só o que está na tela. “O pensamento não está na tela, o cheiro não está na tela, mas tem a intenção, tem o olhar, tem o clima”.

Roteiro de ficção audiovisual: 5 dicas para aprimorar o seu 2

Mas, na prática, há outros elementos que compõem um roteiro de ficção audiovisual e possam torná-lo um destaque? Confira a seguir!

O que é um roteiro e como ele funciona?

O roteiro (em inglês script) é o guia em forma escrita de qualquer projeto audiovisual. Em resumo, ele deve conter os diálogos e descrever visualmente as cenas, para que a equipe técnica consiga desenvolver a obra final. Ou seja, sua função é trazer o audiovisual para o papel, guiar aquela narrativa e criar uma trama envolvente para o público.

Dicas para criar um roteiro de ficção

Billy Wilder foi roteirista, cineasta e produtor de mais de 60 filmes. Além disso, teve 21 indicações ao Oscar e conquistou 6 estatuetas. Trabalhou em filmes como ‘’Crepúsculo dos Deuses’’, ‘’Testemunha de acusação’’, ‘’Sabrina’’, ‘’A montanha dos sete abutres’’ e ‘’Quanto mais quente melhor’’. A professora Dra. Sabina Anzuategui, que ministra aulas sobre o assunto na Faculdade Cásper Líbero, separou algumas dicas de Billy Wilder sobre como escrever um bom roteiro de ficção audiovisual:

1. Desenvolva uma linha clara de ação para o seu personagem principal.
  2. Quanto mais sutil e elegante você for ao esconder seus pontos de virada (plotwist), melhor roteirista você será.
  3. Se tiver um problema com o terceiro ato, o verdadeiro problema está no primeiro ato.
  4. Ao fazer voice-overs (voz off), tome cuidado para não descrever o que o público já vê: acrescente algo relevante que não está sendo mostrado na tela.
  5. Estude para sempre aprimorar seus trabalhos.

Por isso, o curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero oferece aulas sobre roteiro para diferentes formatos audiovisuais em disciplinas. Por exemplo: ficção unitária e seriada, documentário, reality show, programa educativo-cultural, entre outros. Aqui, você aprende com professores atualizados que mantêm contato com profissionais do mercado, e com os processos de roteirização para cinema, internet e televisão.