Teatro Cásper Líbero | Foto: Beatriz Vecchi – Centro de Eventos
O Open House de Trabalho de Conclusão de Curso de Relações Públicas aconteceu dia 30 de março de 2017, no Teatro Cásper Líbero, a fim de reunir as agências experimentais (dos alunos) e os seus respectivos clientes (do mercado de trabalho) em um momento de apresentação e integração.
Casperianos formados e alguns clientes que participaram em 2016, também compartilharam suas vivências nesse encontro, que ressalta a importância da parceria entre Faculdade e mercado para a realização de um bom TCC de RP da Cásper Líbero.
Aprendizados
Larissa Destro é Casperiana, formada em RP em 2016, e participou do evento porque já foi parte de uma agência: a Triade. Hoje, acredita que, embora tenha tido sorte com a busca de um cliente, conseguir se organizar e realizar o trabalho de conclusão de curso com planejamento não é difícil.
Procurar um cliente que se encaixe com o perfil do grupo (agência) é trabalhoso. Encontrar com quem se relacionar durante um ano é uma das partes mais importantes e árduas do processo porque, segundo a Casperiana, é necessário sentir confiança e entrega de ambas as partes. Manter um bom relacionamento com o cliente também é fundamental.
“Uma coisa que a gente aprendeu que deu muito certo é manter o contato com quem estamos trabalhando. Mandar um e-mail, contar como o processo está indo, como está fluindo. Principalmente não adiar prazos! Recebeu uma demanda, já faz!”
Expectativas
Rafael Machado foi cliente da Triade e trabalha na Staples, rede de lojas para escritórios. Há quase dez anos na empresa, pensa que o ponto de vista de quem está se formando é bem importante.
“Foi muito bom ter a visão de pessoas de outras gerações. O trabalho da Triade superou minhas expectativas! Eu era um cliente super presente, mas o importante era a agência também ser super participativa. A gente manteve contato durante todo o processo e isso ajudou muito”.
Para ele, a parte mais inovadora foi em relação à comunicação corporativa. A empresa está colocando em prática alguns insights que a agência teve há um ano. Depois do Trabalho de Conclusão de curso, a Staples lançou um canal de TV corporativa, uma pequena semente plantada pelo grupo de Casperianos.
Paulo é dono de um estúdio de tatuagem e participou do Open House deste ano. Ele acredita que o trabalho da agência vai auxiliá-lo a desmistificar a tatuagem como algo undergound, voltado apenas a quem gosta de rock and roll. Tirar o estigma de marginalidade dessa profissão facilitaria o trabalho dos tatuadores, acredita o cliente de 2017. A agência tem, então, como um dos objetivos trabalhar para melhorar a imagem desses profissionais.
RP na prática
Como parte da agência Triade, Larissa ainda ressaltou a importância da experiência para a vida como relações-públicas. Segundo ela, o TCC ajudou com a noção de como é o trabalho de RP na prática.
“Foi a nossa primeira vivência como relações-públicas na prática. Pelo menos, pra mim. Foi muito bom! (…) A gente aprende a planejar e têm uma primeira noção das etapas antes de propor uma ação”.
O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido pelos alunos dos 4º anos de Relações Públicas com orientação dos Professores de graduação da Faculdade Cásper Líbero. Confira a lista das agências experimentais e seus clientes:
| AGÊNCIAS | CLIENTES |
| Abaetê Comunicação | Carole Crema |
| Bonsai Comunicação | Teto |
| Brick Comunicação | Linktel Corporate |
| Clio Comunicação | Museu da Casa Brasileira |
| Comunickey | Inbox Shoes |
| Degradê | Giraffas |
| Delfins | Aki Hostel |
| Enredo | BNI |
| Fortitude Comunicação | Mr. Navarro Barbearia |
| Hype | Revista Piaui |
| Insight | Blacktag |
| Inspira | OSESP |
| Integra | Hospital Santa Catarina |
| Mannaz Comunicação | Woole |
| Matraca Comunicação | Casa Mário de Andrade |
| Meraki | Santos FC |
| Nexus Comunicação | CAC: Casa Arte e Cidadania |
| Quattuor | Soul Tattoo Art & Café |
| Quintal Comunicação | Vela Bikes |
| Rubi Comunicação | Ponto Chic |
| Simple Comunicação | Colab |
| SPR Comunicação | Iguana Sports |
| Tríplice Comunica | Artimar |
| Tris comunicação | Oriba |
| Valência | CVC |
| Wide | Museu da Diversidade Sexual |
| Zaffiro 5 | AUDI |