Celso-Cardoso-crédito-Yuri-Andreoli

Celso Cardoso ministra o curso livre de locução para telejornalismo desde 2003. Crédito: Yuri Andreoli

Apresentador e narrador do programa Gazeta Esportiva e editor de esportes do Jornal da Gazeta, veiculados na TV Gazeta, Celso Cardoso ministra entre 28 de julho e 8 de agosto o módulo avançado do curso livre Locução para telejornalismo, na Faculdade Cásper Líbero.

Destinado aos alunos que já participaram do módulo básico ou possuem experiência em locução, o curso oferece exercícios práticos baseados na leitura de textos noticiosos, com apoio do teleprompter, para a produção de um telejornal. Durante as atividades, a leitura de cabeças de matérias e o off vivo são destacados. “A ideia é preparar os alunos da melhor maneira possível para que possam ser absorvidos pelo mercado. Sou rigoroso, tecnicamente falando. Não sossego enquanto não tiro o melhor de cada um quando vejo que há essa possibilidade.”, afirma Celso Cardoso.

Ministrado desde 2003 na Cásper Líbero, os cursos de locução (módulos básico e avançado) são realizados duas vezes por ano. De acordo com Celso, as aulas são práticas e priorizam o desenvolvimento pessoal de cada participante. “Costumo focar nas questões da valorização da intenção do texto, de compreensão da notícia, de musicalidade na emissão da voz.”, diz.

Para o módulo avançado, Celso organiza os participantes em dupla para que apresentem um telejornal como se fosse ao vivo: “É como se fosse a gravação de um piloto.”, explica. Ele conta que muitos de seus alunos conseguiram entrar para o meio televisivo: “Fiquei muito marcado por uma aluna que participou do curso, trabalha na TV Globo, e a primeira vez que fez um link mandou mensagem agradecendo pelas dicas que passei durante as aulas. Achei sensacional, pois é uma pessoa que teve a possibilidade de fazer uma entrada ao vivo como repórter e se predispôs a mandar uma mensagem agradecendo.”.

Formado em jornalismo pelo Instituto Metodista de Ensino Superior , Celso já trabalhou como locutor nas rádios Antena1 FM, 97FM, Capital Am e Gazeta AM, em São Paulo, e na Diário FM, de Ribeirão Preto.

Dos bastidores à locução

A jornalista Bruna Maniscalco é produtora da PlayTV e participa do módulo avançado pela segunda vez. Bastante interessada em telejornalismo, Bruna conta que em janeiro deste ano estava em busca de um curso prático para que pudesse aprimorar suas habilidades frente às câmeras e tentou se matricular no módulo básico do curso, mas as inscrições já haviam encerrado: “Foi ótimo [participar do módulo avançado], percebi um crescimento incrível, só que senti que precisava ainda do básico. Gosto muito de reportagem, de apresentação, mas acho que é preciso ter muita experiência.”. Então, nas férias de julho, ela decidiu emendar os módulos básico e avançado.

Definindo-se como multitarefas, a recém-formada Bruna conta que se apaixonou por televisão depois de experimentar as várias faces do jornalismo, durante a faculdade: “Trabalhei com assessoria de imprensa, comunicação corporativa e também na TV Record. Mas é a televisão que me move”, afirma a jornalista, cuja rotina atual na PlayTV permite atuar tanto nos bastidores, com produção e edição, quanto diante das câmeras, gravando cabeças.

Segundo Bruna, refazer o módulo avançado, logo após o básico, permite a convivência com perfis variados de profissionais. Ela destaca a facilidade com que Celso Cardoso mantém a turma unida, priorizando a troca de experiências mesmo com a diferença de nível entre quem já trabalha com locução e quem ainda não possui o talento aprimorado: “É interessante, pois a didática dele é igual, mas as aulas são sempre diferentes.”.

Confira a agenda de cursos livres da Cásper Líbero